Início > Unipampa participa do iv encontro internacional de reitores na espanha

Unipampa participa do IV Encontro Internacional de Reitores na Espanha

Data de Publicação 22/05/2018 - 21:07 Atualizado em: 23/05/2018 - 15:33 4804 visualizações

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen, participou do IV Encontro Internacional de Reitores Universia, realizado na Universidade de Salamanca, na Espanha.

O evento ocorreu nos dias 21 e 22 de maio e reuniu mais de 600 reitores e representantes de universidades de 26 países. As edições anteriores do encontro ocorreram no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em 2014; no México, em Guadalajara, em 2010; e em Sevilha, na Espanha, em 2005.

“Universidade, Sociedade e Futuro” foi o lema do encontro deste ano. Os reitores e representantes internacionais trataram sobre temas relacionados à educação divididos em três eixos:

Formar e aprender em um mundo digital;

Pesquisar na Universidade: um paradigma a ser revisado?;

Contribuição para o desenvolvimento social e territorial.

O reitor Hansen destacou a importância da presença da Unipampa no evento para dar prosseguimento às ações de internacionalização e de ampliação das oportunidades de convênios e programas de intercâmbio acadêmico a estudantes, professores e pesquisadores da instituição.

Além do reitor da Unipampa, Marco Hansen, as universidades brasileiras foram representadas pelo presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor Emmanuel Tourinho (UFPA), e pelos reitores Reinaldo Centoducatte (UFES), Rui Oppermann (UFRGS), Maria José (UFRPE), Anísio Brasileiro (UFPE), Ricardo Fonseca (UFPR), Ângela Paiva (UFRN), Jefferson Fernandes (UFRR), Margareth Diniz (UFPB), Marcel Botelho (UFRA), Wanda Hoffmann (UFScar), Paulo Burmann (UFSM), Cleuza Sobral (FURG), Márcia Abrahão (UnB), Soraya Smaili (Unifesp), Luiz Pedro Jutuca (Unirio), Ricardo Berbara (UFRRJ), Lucia Pellanda (UFCSPA) e pelo diretor-geral do CEFET/RJ Carlos Henrique Figueiredo Alves.

• As IFES brasileiras foram representadas pelo presidente da Andifes, reitor Emmanuel Tourinho (UFPA), pelo reitor Marco Hansen (U
    As IFES brasileiras foram representadas pelo presidente da Andifes, reitor Emmanuel Tourinho (UFPA), pelo reitor Marco Hansen (Unipampa) e pelos reitores Reinaldo Centoducatte (UFES), Rui Oppermann (UFRGS), Maria José (UFRPE), Anísio Brasileiro (UFPE), Ricardo Fonseca (UFPR), Ângela Paiva (UFRN), Jefferson Fernandes (UFRR), Margareth Melo (UFBP), Marcel Botelho (UFRA), Wanda Hoffmann (UFScar), Paulo Burmann (UFSM), Cleuza Sobral (FURG), Márcia Abrahão (UnB), Soraya Smaili (Unifesp), Luiz Pedro Jutuca (Unirio), Ricardo Berbara (UFRRJ), Lucia Pellanda (UFCSPA) e pelo diretor-geral do CEFET/RJ Carlos Henrique Alves.
  • Os reitores e representantes de universidades trataram também sobre ações de internacionalização e de ampliação das oportunidade
    Os reitores e representantes de universidades trataram também sobre ações de internacionalização e de ampliação das oportunidades de convênios e programas de intercâmbio acadêmico a estudantes, professores e pesquisadores.