Início > Unipampa participa do x encontro de gestao de custos do setor publico
Data de Publicação 19/11/2020 - 12:58 Atualizado em 19/11/2020 - 17:11 622 visualizações

Unipampa participa do "X Encontro de Gestão de Custos do Setor Público"

Por: Érika Rebés

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participará do "X Encontro de Gestão de Custos do Setor Público", que ocorre no dia 19 de novembro de 2020, ás 16 horas. O evento será realizado de forma digital, e conta com a presença de Roberlaine Ribeiro Jorge, reitor da instituição.

O encontro tem como objetivo fortalecer a temática de custos como ferramentas de gestão, demonstrando os mecanismos para o detalhamento dos custos, pelos Órgão Setoriais, as interfaces dos sistemas estruturantes com o Sistema de Custos, bem como apresentar novos projetos de custos.

Durante o evento será abordado a “Compliance na Unipampa” que objetiva-se nas boas práticas de gestão, em decorrência do 1° lugar dentre as 63 universidades públicas respondentes, com a melhor qualidade da informação de custos. Atingindo a melhor nota nos três indicadores avaliados: regularidade, dispersão e personalização.  O prêmio é fruto do trabalho em equipe da Coordenadoria de Contabilidade e Finanças (PROAD) e da Divisão de Orçamento (Proplan).

O aprimoramento do controle de custos na Unipampa iniciou com o treinamento dos servidores no ano de 2018. A capacitação se aprofundou no detalhamento que se efetiva no momento da liquidação das despesas, indicando o centro de custos de forma correta. Para o alcance dos resultados satisfatórios, foi importante o detalhamento orçamentário e a correta emissão de empenho, favorecendo que a informação tramitasse da forma mais exata possível aos agentes responsáveis pela liquidação das despesas, momento decisivo para a efetivação do controle.

Segundo Gelsa Mara Nascimento, coordenadora de contabilidade, finanças e materiais da PROAD, “embora seja um trabalho incipiente está em constante aperfeiçoamento, com o objetivo de seguir alcançando metas e eficiência”.

O evento pode ser acompanhado através do link