Início > Unipampa possui 62 projetos de pesquisa e 42 projetos de extensao ativos no campus sao borja
Data de Publicação 22/05/2023 - 18:02 Atualizado em 22/05/2023 - 18:49 485 visualizações

Unipampa possui 62 projetos de pesquisa e 42 projetos de extensão ativos no Campus São Borja

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Borja, possui atualmente 62 projetos de pesquisa e 42 projetos de extensão ativos. Os projetos envolvem os sete cursos de graduação presencial e também iniciativas dos programas de pós-graduação do Campus São Borja e de servidores da instituição.

O levantamento foi realizado nos dias 15 e 16 de maio com dados do Módulo de Projetos Acadêmicos (SAP) no Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (GURI) e do Sistema de Informações de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão (SIPPEE), em processo de desativação.

Como os sistemas são atualizados constantemente e projetos são finalizados e criados com frequência, o número total de projetos pode alternar conforme a data de busca. Confira a lista de projetos neste link.

A pesquisa e a extensão são dois dos pilares da formação universitária no país e da Unipampa. No Campus São Borja, os projetos de pesquisa analisam diferentes contextos, temas e assuntos para aumentar o conhecimento na área de Ciências Sociais Aplicadas. Já os projetos de extensão, articulam diferentes metodologias para aproximar a comunidade acadêmica da sociedade local e das pessoas.

Na visão do professor do curso de Serviço Social e membro do comissão de extensão do Campus São Borja, Jocenir de Oliveira Silva, essas práticas possuem um viés voltado para a comunidade externa, o que amplia o alcance das iniciativas e potencializa a produção e a integração de conhecimentos de modo coletivo.

De acordo com o professor do curso de Ciência Política e membro da comissão de pesquisa do Campus São Borja, Leandro Conde, a Universidade deve alinhar o ensino, pesquisa e extensão para formar sujeitos. “Em linha com essa missão, as investigações científicas cumprem papel relevante na produção de conhecimentos, práticas e formação de recursos humanos comprometidos em apoiar o desenvolvimento regional e o enfrentamento aos desafios locais”, destaca o docente.

Desse modo, a Unipampa atua como um agente transformador no contexto regional onde está inserida, colaborando com o desenvolvimento comprometido com a inclusão social. A pesquisa e a extensão além de potencializar a formação crítica e profissional dos estudantes, contribui de forma decisiva e significativa para as pessoas e comunidades ao redor da Universidade.

Com informações de Micael dos Santos Olegário.

• Foto com uma estudante falando diante da câmera e outro estudante operando o tele prompter.
      Estudantes utilizam laboratório de TV para atividades do projeto de extensão Pampa News.
    • Foto de um estudante falando em pé diante de uma câmera.
    • Foto de uma estudante entrevistando uma pessoa.
      Extensão aproxima Universidade da comunidade através de projetos como o Pampa News.
    • Estudantes na sala do Lepretracs.
      Estudantes usam espaço do Lepretracs para realizar pesquisas e estudos.
    • Print screen do perfil do Instagram do projeto Afrotelas.
      Projeto de pesquisa Afrotelas analisa produções audiovisuais a partir do ponto de vista da negritude.