Início > Unipampa promove campanha novembro azul cuidar da saude tambem e coisa de homem
Data de Publicação 08/11/2019 - 16:31 Atualizado em 12/11/2019 - 16:36 1085 visualizações

Unipampa promove campanha "Novembro Azul: Cuidar da saúde também é coisa de homem"

Por Aline Reinhardt da Silveira

O mês de novembro marca mundialmente a necessidade de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) se soma a esse esforço com a campanha "Novembro Azul: Cuidar da saúde também é coisa de homem". Para marcar a data, a Reitoria recebeu paineis azuis em sua fachada.

A ideia é alertar sobre a importância dos homens cuidarem mais da própria saúde, tendo em mente o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Conforme explica a enfermeira da Coordenadoria de Qualidade de Vida do Servidor (CQVS), Daniela Acunha, “um dos objetivos da campanha é esclarecer que o câncer tem uma evolução silenciosa, e que a detecção precoce através dos exames indicados, é uma estratégia para identificá-lo em fase inicial e assim possibilitar melhor chance de tratamento e cura”.

Como parte da ação, a CQVS disponibilizou em sua página material de leitura sobre prevenção e cuidado com a saúde do homem. Nesse espaço, foram reunidas informações acerca deste movimento, esclarecimento sobre o que é a próstata, além de enfatizar que o homem deve cuidar da sua saúde como um todo e em todos os meses do ano. O interessado pode encontrar informações importantes como fatores de risco, prevenção, sinais e sintomas, entre outros.

    • fachada da Reitoria com paineis azuis
      Reitoria em Bagé recebeu decoração alusiva ao Novembro Azul - Foto: Ronaldo Estevam/Unipampa