Unipampa promove palestra de abertura da Semana de Mobilização contra o Assédio e a Discriminação
Na tarde desta segunda-feira (16), a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) deu início à “Semana de Mobilização para a Prevenção e o Enfrentamento do Assédio e da Discriminação”. A atividade de abertura foi uma palestra on-line, transmitida pelo canal oficial da instituição no YouTube, com o tema “Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação”.
A apresentação foi ministrada pela Auditora Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Aline Rodriguero Dutra. O evento, aberto a todos os públicos, marca o início de uma campanha institucional nas redes sociais da universidade sobre o tema.
A abertura oficial contou com a participação do reitor da Unipampa, Edward Pessano, da vice-reitora, Francéli Brizolla, e do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Éder Pereira da Silva. Em sua fala, o reitor destacou a importância da iniciativa: “Essa mobilização está relacionada ao enfrentamento de todas as formas de assédio e discriminação, tornando os espaços da instituição mais favoráveis ao bem-estar social e à atividade laboral da melhor forma possível.”
Na sequência, a vice-reitora reforçou o papel da universidade na promoção de valores éticos: “Como universidade, não podemos nos furtar de fazer uma discussão aprofundada, porque somos um espaço de formação e de conhecimento. Portanto, temos a responsabilidade de promover uma cultura de respeito e ética.”
A mediação da palestra ficou a cargo de Valéria Fontoura Nunes, Técnica em Assuntos Educacionais e Ouvidora substituta da Unipampa. A condução do evento foi realizada por Roseane Bueno Langaro, com apoio técnico da servidora Aline Souza da Luz. O encontro contou ainda com tradução simultânea em Libras, feita pelo tradutor Fernando Ramires de Carvalho e pelo coordenador do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA), Lucas de Lima Xavier Ávila.
A atividade foi organizada pelo Comitê Gestor do Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (PSPEAD), que conduz ações institucionais voltadas à criação de ambientes mais seguros e respeitosos dentro da universidade. A palestra está disponível para acesso no link da transmissão, em: https://www.youtube.com/watch?v=Bn2JOoDI75A&t=1155s.
Últimas notícias
-
11/07/2025 - 14:08
-
10/07/2025 - 20:10
-
10/07/2025 - 15:45
-
10/07/2025 - 15:18
-
10/07/2025 - 14:21