Início > Unipampa publica norma operacional para formaturas
Data de Publicação 12/07/2016 - 14:17 Atualizado em 13/07/2016 - 10:39 5878 visualizações

Unipampa publica Norma Operacional para Formaturas

Documento regulamenta os tipos de cerimônias e apresenta as atribuições dos responsáveis
Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Foi divulgada na terça-feira, 12, a Norma Operacional 04/2016 que estabelece regras para as Colações de Grau da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A publicação está disponível no portal da instituição e no site da Assessoria de Comunicação Social (ACS).

De acordo com o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, a gestão fez um grande esforço para continuar proporcionando as Colações de Grau, sem onerar o aluno que tem poucas possibilidades financeiras. “Apesar dos cortes orçamentários feitos pelo governo federal, nós lutamos e defendemos a ideia de que as formaturas deveriam ser oferecidas pela Universidade”, explicou o reitor da instituição.

O texto explica que as Colações de Grau são realizadas pela Reitoria, por meio da ACS, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Direções dos Campi, Coordenação de Cursos de Graduação e das Comissões Locais de Formaturas das Unidades Universitárias. Ela também determina as competências e atribuições da Reitoria, ACS, Coordenação do Cerimonial, Direção dos Campi, Comissão Local de Formatura, Comissão de Formandos de cada curso e o que compete ao formando.

No documento também estão expressas os tipos de Cerimônias de Colação de Grau que podem ser realizadas na Unipampa. São elas: Colação de Grau Solene Externa, Colação de Grau Solene Interna e Colação de Grau em Gabinete.

Na Colação de Grau Solene Externa o formando vestirá toga e haverá a presença de paraninfos, patronos, homenageados e oradores. O local é escolhido pela Direção do Campus e o horário e data, pelo calendário das Colações de Grau. Este formato será planejado conforme a média do número de concluintes dos três últimos semestres letivos e de acordo com a capacidade de público de cada local que sediará a cerimônia, bem como da disponibilidade de recursos humanos, físicos e materiais para sua realização.

Já a Colação de Grau Solene Interna será em um ambiente interno da Universidade, na presença do reitor, ou do seu representante legal, por requerimento dos formandos, congregando alunos de vários cursos ou todos de um mesmo. A formalidade deste tipo de solenidade será a mesma da Externa, no entanto, o uso de togas será dispensado e não haverá indicação de paraninfos, patronos, homenageados e oradores. As cerimônias ocorrerão no mesmo dia das Colações Externas em horários diferentes. É importante ressaltar que o formando poderá estar acompanhado de convidados, respeitando um número limitado em função do espaço físico disponível.

Para o acadêmico receber a colação de grau em Gabinete é necessário apresentar um motivo de força maior para não estar presente nos outros dois tipos de modalidades. O formando que tiver solicitado a Colação de Grau em Gabinete, por qualquer motivo, pode ainda participar da cerimônia externa, mediante requerimento à Secretária Acadêmica.

Confira as datas das formaturas do primeiro semestre de 2016:

12/08 – São Borja

13/08 – Itaqui