Início > Unipampa realiza atividades do setembro azul
Data de Publicação 04/10/2019 - 13:43 Atualizado em 04/10/2019 - 13:43 1048 visualizações

Unipampa realiza atividades do Setembro Azul

Por Franceli Couto Jorge

Com o objetivo de conscientizar sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas da comunidade surda, no mês de setembro, são desenvolvidas diferentes atividades pelo movimento social surdo. Conhecido como Setembro Azul, o mês é marcado por importantes datas sejam lembranças de perdas do passado ou celebração das conquistas da comunidade surda. Os professores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) prepararam um vídeo no qual relembram as principais datas. Assista:

Em 26 de setembro, no Brasil, comemora-se o Dia Nacional do Surdo. A data foi escolhida por marcar a fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), primeira escola para surdos no país. A Unipampa conta com nove docentes e dois alunos surdos e, ainda, com nove tradutores e intérpretes de Libras. Para conhecer o trabalho desenvolvido pelos professores de Libras da instituição e seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, acesse o vídeo.

Confira algumas das atividades desenvolvidas no Setembro Azul e, também, ao longo dos anos pelos docentes surdos da instituição:

Em Alegrete, houve a realização do Fórum da Comunidade Surda; palestras sobre o papel da Libras na participação do surdo em sociedade; sobre a cultura surda e cidadania; o uso de classificadores na Libras; totalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para surdos; bem-estar familiar: finanças e relações familiares; feminismos surdos, deficiências e políticas públicas.

Em Caçapava do Sul, foram ofertados cursos de Libras para servidores, Fórum da Comunidade Surda e palestras sobre o papel do intérprete para a inclusão dos surdos. Já no Campus Dom Pedrito, houve palestra sobre a formação para professores em Libras, há projetos de extensão com oficinas de Libras para iniciantes, projeto Ampliando Horizontes, entre outras ações.

No Campus Jaguarão há um projeto que já está na terceira edição voltado para a Comunidade Surda: alunos surdos, família e alunos ouvintes da Unipampa. No Campus São Gabriel já foi ofertado curso básico de Libras, formação continuada em Libras e Mostra de Trabalhos de Libras.

As ações do Campus São Borja envolvem palestras, eventos, projetos e produção de vídeos. Alguns exemplos são: a Semana de Surdos, a Caminhada do Setembro Azul, Projeto Talk em Libras, curso básico de Libras para servidores, curso de aperfeiçoamento para professores da Educação Básico, Seminário Oeste Fronteiriço de Libras, rodas de conversa sobre o Setembro Azul, entre outras atividades.