Início > Unipampa realiza ii semana de mobilizacao para prevencao e o enfrentamento do assedio e da
Data de Publicação 07/07/2026 - 15:59 Atualizado em 07/07/2026 - 15:59 141 visualizações

Unipampa realiza II Semana de Mobilização para a Prevenção e o Enfrentamento do Assédio e da Discriminação

Debate levantou aspectos jurídicos, saúde mental, estratégias de conscientização e acolhimento no serviço público

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio do Comitê Gestor do Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (PSPEAD) e da Escola de Formação de Servidores (EServ) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), promoveu a sua II Semana de Mobilização para a Prevenção e o Enfrentamento do Assédio e da Discriminação. A Semana contou com palestra aberta à comunidade que debateu aspectos jurídicos, saúde mental, estratégias de conscientização e acolhimento no serviço público. Além disso, mobilização promoveu evento voltado aos gestores e chefias e também a divulgação de material impresso a respeito. O intuito é promover um ambiente ético, seguro e livre de assédio e discriminação.

No dia 18 de junho, foi transmitida palestra aberta à comunidade sob o tema “Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação”, com Pablo Tavares Antunes Oliveira, especialista e membro do Grupo de Enfrentamento e Mobilização do Assédio (Gema) da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). A abertura e mediação do evento foram conduzidas pela relações públicas, Roseane Bueno Langaro, e contou com pronunciamento do pró-reitor de Gestão de Pessoas da Unipampa, Eder Pereira da Silva,  que reforçou o compromisso da universidade em consonância com a política nacional de prevenção e combate ao assédio e à discriminação no serviço público federal.

Assédio como problema de saúde e gestão pública

Durante a sua fala, o palestrante destacou dados de nível nacional, alertando que mais de 42% dos brasileiros já relataram ter sofrido algum tipo de assédio no ambiente de trabalho. Ele contextualizou o tema não apenas sob a ótica jurídica, mas como um grave problema de saúde pública e de saúde mental, com reflexos diretos no ambiente universitário, gerando sintomas que podem comprometer a rotina de servidores, docentes e alunos. Sob a perspectiva da gestão pública, Oliveira salientou que a persistência de casos de assédio e discriminação compromete a eficiência do serviço público e prejudica o principal objetivo da universidade, que é propagar uma educação pública e de qualidade.

Foco na acolhida e ações práticas de prevenção

O comitê organizador avalia que o evento cumpriu o papel essencial de dar visibilidade ao tema, focando não apenas nos aspectos jurídicos, mas também nos fluxos de encaminhamentos. Primordialmente, as atividades focaram no acolhimento necessário às vítimas, bem como a importância de campanhas incessantes para a construção de ambientes de estudo e trabalho mais justos, inclusivos e humanos. Paralelamente, nos campi da Unipampa, foram organizadas salas para a transmissão da palestra aos colaboradores terceirizados. Nesse ambiente, os terceirizados puderam acompanhar a palestra completa.

Atividades para gestores

Antes da palestra para a comunidade, a Semana de Mobilização teve início com a palestra “Papel e responsabilidades dos Gestores na Prevenção e no Enfrentamento do Assédio e da Discriminação”, também com o palestrante Pablo Tavares Antunes Oliveira, da Unifal-MG, em 17 de junho, voltada aos gestores e chefias da Unipampa. Mais de cem gestores e chefias puderam acompanhar a fala do palestrante sobre a relevância do apoio da gestão tanto na prevenção, mas também no compromisso com a apuração e punição dos casos de assédios (moral e sexual) e discriminação na Universidade.

Além das palestras, durante a semana foram distribuídos materiais impressos nos campi sobre o assédio moral, o assédio sexual e a discriminação. Conforme os organizadores, o objetivo da divulgação de folders foi conscientizar sobre os assédios e  a discriminação, por meio de uma explicação com linguagem simples e exemplos que fosse de fácil entendimento à toda comunidade. O comitê destaca em como os Interfaces de Integridade Pública (IIPs) foram de suma importância  na organização e distribuição dos folders nos campi.