Início > Unipampa realiza o iii forum regional em defesa da igualdade de genero
Data de Publicação 24/09/2019 - 17:16 Atualizado em 25/09/2019 - 17:18 1739 visualizações

Unipampa realiza o III Fórum Regional em Defesa da Igualdade de Gênero

Temática desta edição é a articulação universidade, gestão pública e movimentos sociais frente a masculinidades, feminismos e diversidades

Hoje pela manhã, 24, teve início o "III Fórum Regional em Defesa da Igualdade de Gênero: articulação universidade, gestão pública e movimentos sociais frente a masculinidades, feminismos e diversidades", realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e pelo Comitê Local Unipampa Gênero e Sexualidade da Reitoria. O Fórum é uma ação do Programa Institucional da Proext “Momentos Unipampa: ElePorElas".

A Unipampa apoia os mesmos princípios que norteiam as ações da estratégia mundial da ONU Mulheres, em especial o Movimento HeForShe, conforme explica a organização do evento. "A opção política institucional da Unipampa em aderir a esse Movimento demonstra o comprometimento com o problema da desigualdade de gênero, o qual requer ações de natureza essencialmente inclusivas", afirmam.

No turno da manhã, na Biblioteca Pública Municipal de Bagé ocorreu a atividade de um minicurso: “Feminilidades e masculinidades: definições em construção”, ministrada por Cássia Rodrigues Gonçalves, doutora em Letras (Linguística Aplicada)/UFPel e Emiliano Kelm Duet Chagas, estudante de Filosofia/UFSM.

No turno da tarde, acontece no Campus Bagé a oficina “Gênero, parentalidades e violências: conversas sobre interseccionalidades, arte e educação” com o grupo de pesquisa da Unipampa Tuna: gênero, educação e diferença, ministrada por Suzana Cavalheiro de Jesus, doutora em Antropologia Social com ênfase em Etnologia Indígena e Antropologia Educacional; Cíntia Saydelles da Rosa, mestre em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica); Larissa Bezerra, estudante do Curso de Enologia; Vitória Lima, estudante do Curso de Enologia.

A programação segue à noite, no auditório do Campus Bagé da Unipampa, das 19h30 às 21h30, mesa redonda “Articulação Universidade, Gestão Pública e Movimentos Sociais frente a masculinidades, feminismos e diversidade”. A abertura da atividade terá a participação da vice-reitora, professora Nádia Fátima dos Santos Bucco, uma das idealizadoras do Programa quando atuava como Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade. A mesa terá a presença dos debatedores: Francine Nunes Ávila, doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social/Feevale; Luciana dos Santos Paiva, advogada da Equipe Multidisciplinar da Coordenadoria Municipal da Mulher de Bagé e representante da Comissão da Mulher Advogada da OAB-RS Subsecção de Bagé; Quélen Kopper, docente da Faculdade IDEAU e representante da Comissão da Mulher Advogada e da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-RS Subsecção de Bagé; Márcio Meireles Martins, integrante do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região/RS; Moacir Lopes de Camargos, professor da Unipampa, doutor em Humanidades e em Literatura Francófona. Realiza pesquisas nas áreas da interculturalidade e da aprendizagem de língua(s) e literatura. Também é líder do GEBAP – Grupo de Estudos Bakhtinianos do Pampa; Murilo Delgado Jorge, estudante do curso de Letras/Unipampa e integrante do Movimento Social Diversidade Sexual e Gênero, e Davi Medeiros, integrante do “Movimento Social Diversidade Sexual e Gênero”, preside o Diretório Acadêmico do Curso de Pedagogia e estuda Pedagogia na Urcamp, também atua no Programa Mais Alfabetização.

Mais informações podem ser conferidas no site do evento: https://eventos.unipampa.edu.br/forumigualdadedegenero/

Com informações de Roseane Bueno Langaro

• Dois palestrantes em um palco falam frente a uma plateia em auditório.
      III Fórum Regional em Defesa da Igualdade de Gênero - Foto: Proext/Unipampa
    • Quatro pessoas em um palco sorriem segurando sacolas do evento
      III Fórum Regional em Defesa da Igualdade de Gênero - Foto: Proext/Unipampa
    • Mesa com debatedores do evento com oito pessoas sentadas. À mesa e ao fundo vê-se a bandeira do arco-íris LGBTQ+