Início > Unipampa reunira estudantes e professores do programa de residencia pedagogica no evento aprochegar
Data de Publicação 02/12/2019 - 12:08 Atualizado em 02/12/2019 - 12:17 1441 visualizações

Unipampa reunirá estudantes e professores do Programa de Residência Pedagógica no evento Aprochegar 2019

Evento ocorre no Campus Bagé da Unipampa nos dias 04 e 05 de dezembro
Por Franceli Couto Jorge

Com o objetivo de possibilitar aos acadêmicos e professores dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio de ações socioculturais e formativas, a socialização de saberes e fazeres docentes ocorre, entre os dias 04 e 05 de dezembro, o Aprochegar 2019, no Campus Bagé da Unipampa. O evento, com a temática Fortalecendo Laços no Intra-RP, oportuniza, ainda, a integração dos acadêmicos, a constituição de identidade e a difusão cultural.

São esperados mais de 150 estudantes do Programa de Residência Pedagógica dos campi Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. O Programa de Residência Pedagógica conta, ainda, com a participação de 47 professores, sendo 20 do Ensino Superior e 27 da Educação Básica.

Na quarta-feira, 04, as atividades iniciarão às 13h com o credenciamento. A programação conta apresentações culturais, rodas de conversa e apresentação das sistematizações produzidas pelos residentes. A abertura oficial do evento está marcada para as 19h15, seguida pela palestra intitulada A Docência na Contemporaneidade: Algumas Perspectivas, ministrada pela professora Maria Beatriz Luce, primeira reitora da Unipampa.

Na quinta-feira, 05, além das atividades culturais, haverá a realização de oficinas. Veja a relação completa e as salas:

Das 9h às 11h30

Língua Portuguesa – Temas transversais, docência e interação

Sala: 4105

Línguas Adicionais – Inglês e Espanhol: Atividades lúdicas em inglês e espanhol

Sala: 4106

Química – Narrativa e dramatização de metodologias

Sala: 2208

Física – Iniciação à plataforma microcontrolada Arduino

Música – Música num só corpo: o coletivo

Salas: 4113 e 4114

Das 14h às 16h30

Educação Física – Ressignificando a Educação Física na escola: inclusão e suas possibilidades

Sala: Hall do 3º Bloco

Ciências Humanas – O perfil do docente inovador

Ciências Exatas – Toondoo: produção de histórias em quadrinhos

Sala: 2306

Ciências da Natureza – Formação de professores em Ciências: diálogos inovadores interdisciplinares

Sala: 2208

Ciências Biológicas – Reciclando: educação ambiental e musical na escola

Sala: 4107

Ciências da Natureza – Construção de jardim autoirrigável com uso de garrafa pet

Sala: 4108

Conheça o projeto Aprochegar

O Aprochegar: Fortalecendo Laços no Intra-RP trata-se de um projeto de perspectiva inclusiva e formativa, fundamentado na realização de ações sociais, culturais, formativas e de atenção à diversidade no âmbito da comunidade acadêmica. O projeto adota a perspectiva metodológica dialética, com diferentes atividades realizadas ao longo do ano de 2019, organizadas em três momentos: mobilização para o conhecimento, construção do conhecimento e síntese.