Início > Unipampa sedia maior evento do mundo sobre direito e quadrinhos
Data de Publicação 06/09/2021 - 14:46 Atualizado em 06/09/2021 - 14:47 894 visualizações

Unipampa sedia maior evento do mundo sobre direito e quadrinhos

A conferência deve ocorrer entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através do grupo de pesquisa Contra Legem - Núcleo de Estudos em Epistemologia Jurídica e coordenado pela professora Amanda Muniz Oliveira, sedia o maior evento internacional sobre direito e quadrinhos: a conferência anual do grupo de estudos Graphic Justice Research Alliance, do Reino Unido. Será a primeira vez que o evento ocorrerá fora da Europa.

A data do evento ainda será definida, mas a estimativa é que ocorrerá entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. O formato será on-line via Google Meet e YouTube; bilingue (português e inglês); e, com possibilidade de inscrição gratuita. Participantes de todo o mundo podem se inscrever.

Segundo a professora Amanda, “o evento irá inserir a Unipampa no debate internacional da área de "cultural legal studies" (estudos jurídicos culturais), além de estabelecê-la como primeira Universidade brasileira a sediar um evento inteiramente dedicado ao tema”. A também coordenadora do Grupo Contra Legem evidencia, ainda, que este é o maior evento internacional de direito e quadrinhos e será acessível a alunos e pesquisadores de todo o mundo de forma on-line e gratuita.

Mais informações sobre datas e procedimentos para inscrição serão divulgadas em breve. Para acompanhar as atualizações deste e de outros eventos, acompanhe o Facebook e o Instagram do Grupo.

Sobre o Contra Legem

É um Grupo de Pesquisa vinculado à Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Santana do Livramento. O nome Contra Legem vem do latim e significa contrário a lei, ampliando a compreensão de que o direito, como fenômeno social, histórico, cultural e linguístico, não se restringe simplesmente aos códigos e legislações. É por isso que o Grupo se aproxima dos estudos jurídicos críticos (critical legal studies) em sua vertente britânica, que tratam tanto de questões envolvendo raça, gênero e classe, quando questões relativas a cultura, em suas variadas manifestações.

• Unipampa sedia maior evento do mundo sobre Direito e Quadrinhos
      Unipampa sedia maior evento do mundo sobre Direito e Quadrinhos (Imagem: divulgação)