Início > Unipampa tem nova vice reitora e pro reitores de extensao e cultura
Data de Publicação 06/06/2019 - 12:44 Atualizado em 06/06/2019 - 12:44 2141 visualizações

Unipampa tem nova vice-reitora e pró-reitores de Extensão e Cultura

Posse ocorreu em maio

No fim do mês de maio, 29, foi assinado o termo que marcou a posse da nova vice-reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Nádia Fátima dos Santos Bucco, que assume o cargo para complementação de mandato em virtude da efetivação do vice-reitor eleito, Maurício Vieira, como assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Educação (MEC). Para assumir esse desafio, Nádia deixa o cargo de pró-reitora de Extensão e Cultura e também toma posse a nova gestão do setor: Rafael Lucyk Maurer e Ivonir Petrarca dos Santos, pró-reitor e pró-reitor adjunto, respectivamente.

Sobre a atuação como vice-reitora, Nádia Bucco ressalta que será um período de muitos desafios. “Como ocupei uma das pró-reitorias e venho da experiência de muitos anos da direção de campus, há uma luta sempre muito forte pela educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. Este é o papel principal da Unipampa nesta região”, destaca. Em relação ao desenvolvimento do trabalho, Nádia afirma: “vou imprimir a minha forma de trabalho sempre com ética, determinação, dedicação e comprometimento com o público”.

Apesar dos desafios devido ao momento econômico vivenciado no Brasil e que reflete na atuação das universidades públicas, a vice-reitora fala sobre a esperança de que a educação no país receba outro olhar. “Fica a expectativa de que os recursos sejam descontingenciados e que a gente possa atender da melhor forma possível a nossa atividade-fim, que é o ensino, a pesquisa e a extensão”, conclui.

Professora Nádia Bucco assume cargo de vice-reitora na Unipampa - Foto: Ronaldo Estevam

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael Lucyk Maurer, ressalta o trabalho conjunto e a continuidade do trabalho no setor: “nossa grande meta é a manutenção das políticas já implantadas e dar prosseguimento às ações em vigência. Acredito que o trabalho em equipe será determinante para mantermos o nível de excelência que a Proext possui”, afirmou.

Conforme o pró-reitor adjunto de Extensão e Cultura, Ivonir Petrarca dos Santos, assumir o cargo é um desafio e uma experiência, sendo “uma oportunidade de interagir com os campi na busca pela concretização de projetos de extensão e da cultura”, ressaltou Santos.

Pró-reitor adjunto, Ivonir dos Santos, e pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael Maurer - Foto: Ronaldo Estevam

A atual gestão irá atuar em suas funções até dezembro deste ano. Em 2019, ocorrerão as eleições para reitor e vice-reitor da Universidade.

Sobre a nova gestão:

- Nádia Fátima dos Santos Bucco: possui graduação em Ciências Físicas e Biológicas, graduação em Biologia, especialização em Metodologia do Ensino Superior, doutorado em Biologia de La Comunicación Celular, doutorado em Biologia Celular e Molecular. Docente associada da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Diretora do Campus Dom Pedrito de novembro de 2007 a dezembro de 2015. Pró-Reitora de Extensão e Cultura de janeiro de 2016 a maio de 2019.

- Rafael Lucyk Maurer: possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Biociências (Zoologia) e doutorado em Biociências (Zoologia). Fez parte de seu doutorado no Queensland Institute of Medical Research, Brisbane-Austrália. Professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no período de 2006-2007. Professor adjunto na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Pró-reitor adjunto de Extensão e Cultura de janeiro de 2016 a maio de 2019.

- Ivonir Petrarca dos Santos: possui graduação em Engenharia Mecânica, mestrado em Qualidade, Desenvolvimento de Produto e Processo e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).