Início > Unipampa trata da recomposicao do orcamento da assistencia estudantil com o mec
Data de Publicação 27/05/2021 - 17:34 Atualizado em 27/05/2021 - 17:34 830 visualizações

Unipampa trata da recomposição do orçamento da Assistência Estudantil com o MEC

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Na última quarta-feira, 27, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou de uma reunião virtual com uma equipe do Ministério da Educação com o objetivo de fazer uma apresentação sobre a instituição, e falar sobre a proposição de projetos e ações de assistência estudantil.

Participaram da reunião pela Unipampa o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Edward Pessano, a Pró-reitora de Planejamento e Infraestrutura,Viviane Gentil, o vice-reitor, Marcus Vinicius Querol, e o reitor da Uiversidade, Roberlaine Ribeiro Jorge. Pelo MEC, o diretor de Políticas e Programas de Educação Superior, Edmilson Costa Silva, a coordenadora-geral de Políticas de Educação Superior, Simoney Oliveira Paranaguá de Castro, e a coordenadora-geral de Relações Estudantis e Serviços Digitais, Cibele Magalhães de Pinho de Castro .

A reunião iniciou com uma apresentação feita pelo reitor da Unipampa falando sobre as dez unidades e cursos. Em seguida, Querol explicou as ações que vêm acontecendo junto aos municípios onde estão inseridos os campi da Unipampa, numa interlocução da Universidade com a comunidade e as prefeituras. O vice-reitor ainda frisou os Programas de Educação Tutorial (PET) desenvolvidos na instituição.

De acordo com Gentil, no encontro virtual foram mostrados dados da Assistência Estudantil pelo reitor, inclusive a queda no orçamento nos anos de 2019, 2020 e 2021. “Falamos sobre as dificuldades que a instituição está tendo, inclusive para o pagamento de editais dos alunos, auxílios permanência e todas as questões que envolvem a área”, contou ela. A pró-reitora ainda ressalta que “as necessidades de orçamento e de conclusão das obras das Casas do Estudante dos dez campi foram apresentadas para a equipe do MEC, e solicitamos os recursos que são imperativos a essas ações”.

Para Pessano, a reunião possibilitou uma abertura e entendimento do diferencial da Unipampa em relação a sua multicampia. “Conseguimos sensibilizar a equipe do MEC, sobre a importância da recomposição dos recursos para a Assistência Estudantil. Agora é aguardar a concretização dos resultados”, ressaltou ele.

Segundo Ribeiro Jorge, foi um oportunidade de apresentar a Unipampa para os dirigentes do MEC, já que muitas vezes os detalhes e o conceito de multicampia não são totalmente compreendidos, devido à rotatividade dos gestores do MEC. “Fizemos bons encaminhamentos. No próximo mês iremos nos reunir presencialmente com o intuito de estruturar alguns projetos em conjunto. O nosso grande objetivo é buscar o restabelecimento do orçamento da Assistência Estudantil, tendo em vista a necessidade que se tem em todos os Campi”, explicou ele.

Unipampa trata da recomposição do orçamento da Assistência Estudantil com o MEC

Tags: Gestão