Início > Vice reitora da unipampa participa de lancamento do curso ead sobre o poeta gaucho oliveira silveira

Vice-reitora da Unipampa participa de lançamento do curso EaD sobre o poeta gaúcho Oliveira Silveira

Data de Publicação 13/11/2019 - 16:55 Atualizado em: 26/11/2019 - 14:52 1843 visualizações

Por Roseane Bueno Langaro

Na terça-feira, 12, a vice-reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Nádia Fátima dos Santos Bucco, e o Coordenador de Ações Afirmativas da Unipampa, Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira Adão, participaram do lançamento do curso Oliveira Silveira: o poeta da consciência negra brasileira”, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. O curso será ofertado na modalidade de educação a distância (EaD) na Plataforma Lúmina, com acesso gratuito a qualquer público, sem pré-requisitos e sem limite de vagas, bastando inscrever-se. De acordo com os organizadores, o curso abordará aspectos sobre a vida, a obra e a consciência negra do escritor afro-gaúcho Oliveira Silveira.

Durante a cerimônia de lançamento do curso, a vice-reitora da Unipampa ressaltou: "Esse tipo de iniciativa é uma maneira de manter viva e imortalizada a caminhada de um grande homem. O tempo muitas vezes não é generoso com as memórias, por isso é preciso sempre retomar e enaltecer a vida e a obra de quem fez por tantos e tantas...". Ao final de seu discurso, Bucco destacou: "Este curso traz para as novas gerações o homem que fez a história acontecer e que, por isso, é reverenciado como um dos Grandes Heróis Brasileiros".

O curso foi desenvolvido pelas professoras universitárias Sátira Machado, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e Maria da Graça Gomes Paiva, professora aposentada pela UFRGS, em alusão aos 10 anos da morte do poeta. Promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com produção do NAPEAD - Produção Multimídia para a Educação da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da UFRGS e do Polo Jaguarão da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) da Unipampa. Foi desenvolvido em parceria com os cursos de Produção e Política Cultural, Licenciatura em Letras – Português EaD da Unipampa, o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS e a Associação Negra de Cultura (AndC), entidade criada por Oliveira Silveira. O curso tem o apoio da Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAF) e do Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis) da Unipampa e da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, por meio do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (Deds), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (Neab), do Salão de Atos bem como da Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas (CAF) da UFRGS.

Mais informações podem ser conferidas em: https://www.oliveirasilveira.com.br/

• Professores da Unipampa durante o lançamento do curso EaD sobre o poeta gaúcho Oliveira Silveira.
    Coordenador de Ações Afirmativas da Unipampa, Sebastião Cerqueira Adão; Professora Sátira Machado e Vice-reitora da Unipampa, Nádia Bucco no lançamento do curso EaD sobre o poeta gaúcho Oliveira Silveira. Foto: Iria Pedrazzi.
  • Netos de Oliveira Silveira, Vice-reitora da Unipampa e professora Sátira Machado durante o evento de lançamento do curso.
    Netos de Oliveira Silveira; Vice-reitora da Unipampa e professora Sátira Machado durante o evento de lançamento do curso. Foto: Divulgação.
    Lançamento do curso “Oliveira Silveira: o poeta da consciência negra brasileira” ocorreu na UFRGS - Foto: Luciano Marques