Início > Visitas tecnicas e apresentacoes sobre o territorio integram programacao do primeiro dia de oficina
Data de Publicação 12/06/2025 - 13:27 Atualizado em 12/06/2025 - 15:28 349 visualizações

Visitas técnicas e apresentações sobre o território integram a programação do primeiro dia de Oficina do Parque Tecnológico Binacional 

Por Franceli Couto Jorge

O Parque Internacional de Sant’Ana do Livramento e Rivera esteve movimentado na manhã fria de quarta-feira, 11 de junho. Desta vez, a movimentação não era, apenas, de turistas que buscam a fronteira pelo turismo de compras, e, sim, por representantes de instituições de diferentes partes do Brasil e Uruguai, reunidos, em prol de um único objetivo: o Parque Tecnológico Binacional, um projeto inovador que promete mudar a realidade de Sant’Ana do Livramento.

O Parque Internacional foi o ponto de encontro para o longo dia de visitas técnicas e apresentações sobre a binacionalidade e o potencial de inovação do território, que é  enriquecido pela diversidade cultural de duas nações. A programação faz parte da Oficina do Parque Tecnológico Binacional, que tem como objetivo a soma de esforços entre governos, investidores, instituições de ensino e pesquisa, agências de fomento, iniciativa privada, organizações da sociedade civil e comunidades locais para impulsionar o ecossistema sustentável, digital e inclusivo. 

Partindo do Parque Internacional, o grupo dirigiu-se ao Aeroporto Binacional de Rivera. A visita técnica durou toda a manhã. Na sequência, o momento do almoço também foi reservado para troca de experiências e apresentações sobre o território. Entre os assuntos, abordou-se o potencial da linha férrea de Santana do Livramento para o comércio internacional com o Uruguai. Após, a comitiva deslocou-se para o Campus Santana do Livramento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), onde conheceu sobre a oferta dos cursos binacionais, em parceria com universidades uruguaias.

A visita seguinte foi à Estação Ferroviária de Sant’Ana do Livramento, onde os participantes foram recebidos pela empresa Giordani Turismo, que apresentou a sua história, a estação e a rota do Trem do Pampa. A seguir, a comitiva conheceu a estrutura interna do trem, assistiu ao vídeo que é exibido durante o passeio e, também, recebeu mais informações sobre o percurso. Houve ainda degustação de suco de uva e vinho. Ao final da visita, os participantes foram agraciados com uma sobremesa típica do Uruguai.

Da Estação Ferroviária, os integrantes da oficina seguiram para a Vinícola Almadén, do Grupo Miolo. No local, foram recebidos pela enóloga Letícia Paz dos Santos, que é egressa do curso de Enologia da Unipampa. Durante a visita guiada, estiveram no Museu Semente, onde foi apresentada a história da vinícola, desde 1852 até os dias atuais; na sequência, o grupo passou pelo deck panorâmico, onde visualizou parte do maior vinhedo contínuo do Brasil. Depois, os integrantes da comitiva seguiram até a cantina, passando por uma passarela onde Letícia explicou sobre a produção dos vinhos e, por fim, participaram de uma degustação com três rótulos de vinhos Almadén.

Entre os representantes da Unipampa, integrantes da comitiva, estão o reitor, Edward Pessano; a vice-reitora, Francéli Brizolla; o diretor do Campus Santana do Livramento, Alexandre Xavier; a diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo do Pampa (Agipampa), Caroline Costa Moraes; o professor do Campus Santana do Livramento e um dos coordenadores da implementação do Parque, Rafael Schmidt. Também participaram o assessor técnico da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Rogério Brasil; o secretário de Apoio à Reconstrução do Estado do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen; o coordenador geral de Projetos e Integração do Ministério de Planejamento e Orçamento (MPO), Bruno Cassiano; o coordenador de Gestão Geral do Território do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Vitarque Coelho; e o gestor de Assuntos de Fronteira do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Coronel Bittencourt.

A programação da Oficina do Parque Tecnológico Binacional continua nesta quinta-feira, 12, no Solar Dom Pedro, localizado no bairro Armour, em Sant’Ana do Livramento.

 

    • Comitiva realiza visita técnica ao Aeroporto Binacional de Rivera - Foto: Divulgação
      Comitiva realiza visita técnica ao Aeroporto Binacional de Rivera - Foto: Divulgação
    • Grupo visitou as instalações do Campus Santana do Livramento do IFSul - Foto: Franceli Couto/SRCE Unipampa
      Grupo visitou as instalações do Campus Santana do Livramento do IFSul - Foto: Franceli Couto/SRCE Unipampa
    • Participantes da comitiva puderam tirar dúvidas sobre os cursos com oferta e diplomação binacional - Foto: Franceli Couto/SRCE
      Participantes da comitiva puderam tirar dúvidas sobre os cursos com oferta e diplomação binacional - Foto: Franceli Couto/SRCE Unipampa
    • Grupo visitou a Estação Ferroviária de Santana do Livramento - Foto: Franceli Couto/SRCE Unipampa
      Grupo visitou a Estação Ferroviária de Santana do Livramento - Foto: Franceli Couto/SRCE Unipampa
    • A Vinícola Almadén também fez parte dos locais que receberam as visitas técnicas - Foto: Franceli Couto/SRCE Unipampa
      A Vinícola Almadén também fez parte dos locais que receberam as visitas técnicas - Foto: Franceli Couto/SRCE Unipampa
    • Reitor e vice-reitora da Unipampa, Edward Pessano e Francéli Brizolla, participaram das atividades do primeiro dia
      Reitor e vice-reitora da Unipampa, Edward Pessano e Francéli Brizolla, participaram das atividades do primeiro dia - Foto: Franceli Couto/SRCE Unipampa
    • Grupo conheceu as instalações da Vinícola Almadén - Foto: Franceli Couto/SRCE Unipampa
      Grupo conheceu as instalações da Vinícola Almadén - Foto: Franceli Couto/SRCE Unipampa
    • Reitor e vice-reitora da Unipampa com a enóloga Letícia Paz, egressa da Unipampa
      Reitor e vice-reitora da Unipampa com a enóloga Letícia Paz, egressa da Unipampa - Foto: Franceli Couto/SRCE Unipampa