Volta às aulas Unipampa: confira as atividades que marcaram o início do ano letivo em cada campi
Por Emanuelle Tronco Bueno / Franceli Couto Jorge / Sofia Viero Sorgetzt
O começo do ano letivo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) iniciou no dia 20 de março. Para marcar o retorno dos estudantes às salas de aulas, os 10 campi da Instituição promoveram uma semana de acolhida, que incluiu a Aula Magna "Educação e Cidadania", atividades culturais, práticas e informativas. As iniciativas possuem o objetivo de recepcionar e integrar a comunidade acadêmica, em especial os calouros.
As boas-vindas aconteceram a partir de dois eixos: o primeiro foi direcionado a atividades informativas, envolvendo tour, oficinas, palestras e assembleias, que buscaram ambientar os novos estudantes à estrutura e ao funcionamento dos campi; e, o segundo, promoveu atividades culturais para fomentar a socialização, o lazer e a integração da comunidade interna e externa, sendo desenvolvidos cinema ao ar livre, doação de sangue, escalada e rodas de conversa.
Confira abaixo a galeria de imagens das atividades desenvolvidas nos campi da Unipampa:
- CAMPUS ALEGRETE
A semana de acolhida, no Campus Alegrete, reuniu atividades do “PET Recebe” voltada, principalmente, aos calouros. Esta série de ações foram promovidas pelo Programa de Educação Tutorial (PET) com o apoio de toda equipe do Campus. Dentre as iniciativas, foram promovidas oficinas informativas sobre cálculo, mecânica geral e algoritmos, bem como campanha e coleta de sangue; roda de conversa democrática com a equipe diretiva e coordenadores de curso; e, tour pelo Campus.
- CAMPUS BAGÉ
O Campus Bagé organizou uma palestra de recepção para os estudantes, ministrada pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sandra de Deus, com o tema “A Pesquisa, Extensão e o Ensino e as interlocuções com a Docência no Ensino Superior”. A abertura oficial foi conduzida pela equipe diretiva do Campus, incluindo servidores da direção, Biblioteca, Secretaria Acadêmica, Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE) e Coordenação Administrativa.
A acolhida envolveu lançamento de livro, atividades promovidas pelos cursos e pelos diretórios acadêmicos, bem como sessões especiais no Planetário da Universidade. Conforme o diretor do Campus, Alessandro Bica, a acolhida do início do semestre foi “uma tarde de reencontros, de alegrias e de esperança no ano de 2023”.
CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL
Neste primeiro semestre de 2023, a acolhida do Campus Caçapava do Sul foi planejada para mobilizar estudantes, entidades sociais e acadêmicas, coordenações de cursos e direção. A semana de atividades envolveu momentos de informação, formação e descontração, com o objetivo de integrar a comunidade acadêmica, bem como envolver a sociedade local nas ações universitárias. Conforme o diretor do Campus, José Rojas, a promoção de iniciativas como a assembleia geral, que discutiu o futuro da Unipampa, foi um espaço de livre debate importante para fixar a gestão democrática, pois foram ouvidas críticas, sugestões e qualquer outra manifestação.
A equipe diretiva também destacou que o Campus Caçapava é conhecido como Campus da geodiversidade, sendo território geoparque aspirante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Nesse sentido, o diretor afirma que foram feitas visitas em um dos geosítios de Minas do Camaquã, envolvendo trilha e treinamento de Escalada. Para finalizar, o Campus promoveu uma sessão de cinema ao ar livre com a presença da comunidade externa.
- CAMPUS DOM PEDRITO
As ações do Campus Dom Pedrito envolveram palestra de abertura organizada pela equipe diretiva e pelo Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE), bem como trilha no Campus coordenada pelos estudantes do centro e diretório acadêmico.
- CAMPUS ITAQUI
De acordo com o diretor do Campus Itaqui, José Carlos Corrêa, a acolhida discente foi considerada positiva, um momento de integração dos novos estudantes com o ambiente universitário, além de um espaço muito importante como forma de integração, familiaridade e adaptação à nova realidade.
Foram apresentadas informações quanto ao funcionamento da Universidade, estrutura, funcionalidades, e elementos que farão parte da rotina dos acadêmicos. Na apresentação, tanto docentes, gestão e cursos, como técnicos e estudantes integrantes do Programa de Educação Tutorial Agronomia (PET-Agro), fizeram a explanação.
- CAMPUS JAGUARÃO
Conforme a diretora do Campus Jaguarão, Silvana Gritti, o saldo da semana de acolhida foi extremamente positivo. Além das atividades específicas de cada curso, também foram realizados eventos dirigidos aos técnicos e docentes. Silvana ressaltou que, até o fim do mês, o Campus continuará com iniciativas de acolhimento aos discentes, como uma programação em parceria com a Secretaria da Saúde do município de Jaguarão com foco no atendimento à saúde mental dos estudantes.
- CAMPUS SANTANA DO LIVRAMENTO
O Campus Santana do Livramento promoveu uma série de ações para a acolhida dos estudantes neste primeiro semestre de 2023. O diretor, Alexandre Xavier, realizou a abertura oficial do ano letivo, conduzindo a apresentação da equipe diretiva, coordenadores de curso e dos setores da Instituição, seguido pela apresentação dos representantes discentes e diretórios estudantis. Após este momento inicial, foi conduzido as reuniões com os coordenadores de cada curso do Campus, momento voltado, especialmente, aos calouros.
- CAMPUS SÃO BORJA
O diretor do Campus São Borja, Valmor Rhoden, ressaltou que vários setores do Campus realizaram atividades na semana de acolhida discente. Além da acolhida institucional, os diretórios acadêmicos, o Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE) e os cursos do Campus também realizaram eventos específicos.
- CAMPUS SÃO GABRIEL
As atividades promovidas no Campus São Gabriel envolveram diversas atividades expositivas e práticas. Primeiramente, foi conduzida a recepção dos estudantes pela equipe diretiva, coordenadores de curso e setores acadêmicos. Este momento de apresentação é seguido pelo cadastro da biometria dos calouros e pela visitação às instalações do Campus. Cada curso também organizou sua exposição inicial com os calouros com o objetivo de integrar os novos acadêmicos.
- CAMPUS URUGUAIANA
Segundo a diretora do Campus Uruguaiana, Cheila Stopiglia, “a acolhida do semestre 2023/1 foi marcada por muita integração entre a comunidade acadêmica”. Foram promovidas ações para servidores da Unipampa, trabalhadores terceirizados e comunidade acadêmica. Além disso, também foram priorizadas atividades de acolhida aos acadêmicos ingressantes e aos indígenas.
A diretora do Campus complementa que a equipe diretiva ficou feliz “que a comunidade acadêmica acolheu o convite e participou de maneira bem expressiva de todas as atividades propostas. Além disso, cada curso de graduação organizou atividades específicas de acolhida para apresentação do curso e do Campus”. Para finalizar a semana, os estudantes curtiram um espaço de música no Campus com a presente de DJs da cidade.
Últimas notícias
-
02/06/2023 - 17:45
-
01/06/2023 - 19:37
-
30/05/2023 - 22:28
-
29/05/2023 - 14:46
-
29/05/2023 - 14:17