Início > Volta aulas unipampa confira atividades que marcaram o inicio do ano letivo em cada campi
Data de Publicação 29/03/2023 - 11:54 Atualizado em 29/03/2023 - 11:59 606 visualizações

Volta às aulas Unipampa: confira as atividades que marcaram o início do ano letivo em cada campi

Os 10 campi da Unipampa organizaram atividades de acolhimento para o início do semestre 2023/1

Por Emanuelle Tronco Bueno / Franceli Couto Jorge / Sofia Viero Sorgetzt

O começo do ano letivo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) iniciou no dia 20 de março. Para marcar o retorno dos estudantes às salas de aulas, os 10 campi da Instituição promoveram uma semana de acolhida, que incluiu a Aula Magna "Educação e Cidadania", atividades culturais, práticas e informativas. As iniciativas possuem o objetivo de recepcionar e integrar a comunidade acadêmica, em especial os calouros.

As boas-vindas aconteceram a partir de dois eixos: o primeiro foi direcionado a atividades informativas, envolvendo tour, oficinas, palestras e assembleias, que buscaram ambientar os novos estudantes à estrutura e ao funcionamento dos campi; e, o segundo, promoveu atividades culturais para fomentar a socialização, o lazer e a integração da comunidade interna e externa, sendo desenvolvidos cinema ao ar livre, doação de sangue, escalada e rodas de conversa.

Confira abaixo a galeria de imagens das atividades desenvolvidas nos campi da Unipampa:

- CAMPUS ALEGRETE

A semana de acolhida, no Campus Alegrete, reuniu atividades do “PET Recebe” voltada, principalmente, aos calouros. Esta série de ações foram promovidas pelo Programa de Educação Tutorial (PET) com o apoio de toda equipe do Campus. Dentre as iniciativas, foram promovidas oficinas informativas sobre cálculo, mecânica geral e algoritmos, bem como campanha e coleta de sangue; roda de conversa democrática com a equipe diretiva e coordenadores de curso; e, tour pelo Campus.

Abertura do ano letivo no Campus Alegrete (foto: divulgação)

- CAMPUS BAGÉ

O Campus Bagé organizou uma palestra de recepção para os estudantes, ministrada pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sandra de Deus, com o tema “A Pesquisa, Extensão e o Ensino e as interlocuções com a Docência no Ensino Superior”. A abertura oficial foi conduzida pela equipe diretiva do Campus, incluindo servidores da direção, Biblioteca, Secretaria Acadêmica, Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE) e Coordenação Administrativa.

Abertura do ano letivo no Campus Bagé (foto: Franceli Couto)

A acolhida envolveu lançamento de livro, atividades promovidas pelos cursos e pelos diretórios acadêmicos, bem como sessões especiais no Planetário da Universidade. Conforme o diretor do Campus, Alessandro Bica, a acolhida do início do semestre foi “uma tarde de reencontros, de alegrias e de esperança no ano de 2023”.

CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL

Neste primeiro semestre de 2023, a acolhida do Campus Caçapava do Sul foi planejada para mobilizar estudantes, entidades sociais e acadêmicas, coordenações de cursos e direção. A semana de atividades envolveu momentos de informação, formação e descontração, com o objetivo de integrar a comunidade acadêmica, bem como envolver a sociedade local nas ações universitárias. Conforme o diretor do Campus, José Rojas, a promoção de iniciativas como a assembleia geral, que discutiu o futuro da Unipampa, foi um espaço de livre debate importante para fixar a gestão democrática, pois foram ouvidas críticas, sugestões e qualquer outra manifestação.

Abertura do ano letivo no Campus Caçapava do Sul (foto: divulgação)

A equipe diretiva também destacou que o Campus Caçapava é conhecido como Campus da geodiversidade, sendo território geoparque aspirante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Nesse sentido, o diretor afirma que foram feitas visitas em um dos geosítios de Minas do Camaquã, envolvendo trilha e treinamento de Escalada. Para finalizar, o Campus promoveu uma sessão de cinema ao ar livre com a presença da comunidade externa.

- CAMPUS DOM PEDRITO

As ações do Campus Dom Pedrito envolveram palestra de abertura organizada pela equipe diretiva e pelo Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE), bem como trilha no Campus coordenada pelos estudantes do centro e diretório acadêmico.

Abertura do ano letivo no Campus Dom Pedrito (foto: divulgação)

- CAMPUS ITAQUI

De acordo com o diretor do Campus Itaqui, José Carlos Corrêa, a acolhida discente foi considerada positiva, um momento de integração dos novos estudantes com o ambiente universitário, além de um espaço muito importante como forma de integração, familiaridade e adaptação à nova realidade.

Abertura do ano letivo no Campus Itaqui (foto: divulgação)

Foram apresentadas informações quanto ao funcionamento da Universidade, estrutura, funcionalidades, e elementos que farão parte da rotina dos acadêmicos. Na apresentação, tanto docentes, gestão e cursos, como técnicos e estudantes integrantes do Programa de Educação Tutorial Agronomia (PET-Agro), fizeram a explanação.

- CAMPUS JAGUARÃO

Conforme a diretora do Campus Jaguarão, Silvana Gritti, o saldo da semana de acolhida foi extremamente positivo. Além das atividades específicas de cada curso, também foram realizados eventos dirigidos aos técnicos e docentes. Silvana ressaltou que, até o fim do mês, o Campus continuará com iniciativas de acolhimento aos discentes, como uma programação em parceria com a Secretaria da Saúde do município de Jaguarão com foco no atendimento à saúde mental dos estudantes.

Abertura do ano letivo no Campus Jaguarão (foto: divulgação)

- CAMPUS SANTANA DO LIVRAMENTO

O Campus Santana do Livramento promoveu uma série de ações para a acolhida dos estudantes neste primeiro semestre de 2023. O diretor, Alexandre Xavier, realizou a abertura oficial do ano letivo, conduzindo a apresentação da equipe diretiva, coordenadores de curso e dos setores da Instituição, seguido pela apresentação dos representantes discentes e diretórios estudantis. Após este momento inicial, foi conduzido as reuniões com os coordenadores de cada curso do Campus, momento voltado, especialmente, aos calouros.

Abertura do ano letivo no Campus Santana do Livramento (foto: divulgação)

- CAMPUS SÃO BORJA

O diretor do Campus São Borja, Valmor Rhoden, ressaltou que vários setores do Campus realizaram atividades na semana de acolhida discente. Além da acolhida institucional, os diretórios acadêmicos, o Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE) e os cursos do Campus também realizaram eventos específicos.

Abertura do ano letivo no Campus São Borja (foto: Micael dos Santos Olegário)

- CAMPUS SÃO GABRIEL

As atividades promovidas no Campus São Gabriel envolveram diversas atividades expositivas e práticas. Primeiramente, foi conduzida a recepção dos estudantes pela equipe diretiva, coordenadores de curso e setores acadêmicos. Este momento de apresentação é seguido pelo cadastro da biometria dos calouros e pela visitação às instalações do Campus. Cada curso também organizou sua exposição inicial com os calouros com o objetivo de integrar os novos acadêmicos.

Abertura do ano letivo no Campus São Gabriel (foto: divulgação)

- CAMPUS URUGUAIANA

Segundo a diretora do Campus Uruguaiana, Cheila Stopiglia, “a acolhida do semestre 2023/1 foi marcada por muita integração entre a comunidade acadêmica”. Foram promovidas ações para servidores da Unipampa, trabalhadores terceirizados e comunidade acadêmica. Além disso, também foram priorizadas atividades de acolhida aos acadêmicos ingressantes e aos indígenas.

Abertura do ano letivo no Campus Uruguaiana (foto: divulgação)

A diretora do Campus complementa que a equipe diretiva ficou feliz “que a comunidade acadêmica acolheu o convite e participou de maneira bem expressiva de todas as atividades propostas. Além disso, cada curso de graduação organizou atividades específicas de acolhida para apresentação do curso e do Campus”. Para finalizar a semana, os estudantes curtiram um espaço de música no Campus com a presente de DJs da cidade.

    • Tour pelo Campus Alegrete (foto: divulgação)
      Tour pelo Campus Alegrete (foto: divulgação)
    • PET Solidário - doação de Sangue no Campus Alegrete (foto: divulgação)
      PET Solidário - doação de Sangue no Campus Alegrete (foto: divulgação)
    • Calouras do Campus Bagé (foto: divulgação)
      Calouras do Campus Bagé (foto: divulgação)
    • Palestra ministrada pela professora da UFRGS, Sandra de Deus (foto: Franceli Couto)
      Palestra ministrada pela professora da UFRGS, Sandra de Deus (foto: Franceli Couto)
    • Acolhimento dos estudantes no Campus Caçapava do Sul (foto: divulgação)
      Acolhimento dos estudantes no Campus Caçapava do Sul (foto: divulgação)
    • Cinema ao ar livre no Campus Caçapava do Sul aberto à comunidade externa (foto: divulgação)
      Cinema ao ar livre no Campus Caçapava do Sul aberto à comunidade externa (foto: divulgação)
    • Entrega do Oficial do Quadro de Formatura da LCN, como estímulo aos ingressantes no Campus Dom Pedrito(foto: divulgação)
      Entrega do Oficial do Quadro de Formatura da LCN, como estímulo aos ingressantes no Campus Dom Pedrito (foto: divulgação)
    • Abertura do ano letivo no Campus Itaqui (foto: divulgação)
      Abertura do ano letivo no Campus Itaqui (foto: divulgação)
    • Abertura do ano letivo no Campus Itaqui (foto: divulgação)
      Abertura do ano letivo no Campus Itaqui (foto: divulgação)
    • Abertura do ano letivo no Campus Jaguarão (foto: divulgação)
      Abertura do ano letivo no Campus Jaguarão (foto: divulgação)
    • Abertura do ano letivo no Campus Jaguarão (foto: divulgação)
      Abertura do ano letivo no Campus Jaguarão (foto: divulgação)
    • Abertura do ano letivo no Campus Santana do Livramento (foto: divulgação)
      Abertura do ano letivo no Campus Santana do Livramento (foto: divulgação)
    • Abertura do ano letivo no Campus Santana do Livramento (foto: divulgação)
      Abertura do ano letivo no Campus Santana do Livramento (foto: divulgação)
    • Abertura do ano letivo no Campus São Borja (foto: Micael dos Santos Olegário)
      Abertura do ano letivo no Campus São Borja (foto: Micael dos Santos Olegário)
    • Abertura do ano letivo no Campus São Borja (foto: Micael dos Santos Olegário)
      Abertura do ano letivo no Campus São Borja (foto: Micael dos Santos Olegário)
    • Abertura do ano letivo no Campus São Gabriel (foto: divulgação)
      Abertura do ano letivo no Campus São Gabriel (foto: divulgação)
    • Abertura do ano letivo no Campus Uruguaiana (foto: divulgação)
      Abertura do ano letivo no Campus Uruguaiana (foto: divulgação)
    • Abertura do ano letivo no Campus Uruguaiana (foto: divulgação)
      Abertura do ano letivo no Campus Uruguaiana (foto: divulgação)