Início > X enabet acontece em novembro e conta com apoio da unipampa
Data de Publicação 29/07/2021 - 11:58 Atualizado em 13/08/2021 - 11:05 587 visualizações

X Enabet acontece em novembro e conta com apoio da Unipampa

A Associação Brasileira de Etnomusicologia e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o apoio da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), realizam entre os dias 8 e 12 de novembro o X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (X Enabet). O evento será virtual e também conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e da Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF). As inscrições devem ser feitas no site do evento.

O X Enabet tem como tema "Etnomusicologias no Brasil: caminhos trans/formativos, dilemas e desafios vividos e por vir". Haverá conferências, mesas-redondas, grupos de trabalho, fóruns de debate, mostras de iniciação científica, sonora e audiovisual.

A atividade é ligada à Etnomusicologia, campo da área de Música destinado ao estudo das relações sociais, histórias e culturais no que tange a sons e músicas, geralmente tendo viés etnográfico. De acordo com a professora do Curso de Licenciatura em Música da Unipampa, Luana Zambiazzi dos Santos, o evento é importante para chamar a atenção em tempos atuais para a relevância sociocultural de sons e músicas, suas potencialidades expressivas em quaisquer temporalidades e sua legitimidade como campo de estudo. Também busca refletir sobre as contribuições da Etnomusicologia no desenvolvimento de proposições decoloniais, interculturais e sensíveis às desigualdades sociais, o que inclui reflexões sobre o papel do campo no mundo “pós-pandemia”.

Com informações de Luana Zambiazzi dos Santos