Início > X simposio em neuromecanica aplicada promove debates cientificos sobre adaptacao central e
Data de Publicação 30/09/2019 - 17:07 Atualizado em 30/09/2019 - 17:07 1793 visualizações

X Simpósio em Neuromecânica Aplicada promove debates científicos sobre adaptação central e periférica ao treinamento e reabilitação

Evento ocorreu na cidade de Uruguaiana entre os dias 25 e 28 de setembro
Por Franceli Couto Jorge

A última conferência do X Simpósio em Neuromecânica Aplicada (SNA), proferida pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) Luis Augusto Teixeira, ocorreu na tarde de sábado, 28, no Sest Senat, em Uruguaiana. A temática escolhida para encerrar a intensa programação de quatro dias do evento foi “Fatores centrais versus periféricos no controle motor”. O evento reuniu 132 participantes de universidades brasileiras e do exterior.

A proposta de Teixeira foi a de oferecer um entendimento teórico sobre a relação entre os aspectos centrais e periféricos, a partir de uma sequência de trabalhos desenvolvidos nos últimos dez anos. O pesquisador abordou ainda a modulação do controle postural por níveis superiores, as respostas reativas e a adaptação em respostas posturais automáticas. A palestra completa será disponibilizada em vídeo no canal: www.youtube.com/neuromechTV.

Conferência de encerramento com o professor da USP, Luis Teixeira - Foto: Ronaldo Estevam

O X SNA é uma realização do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) com apoio da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB), da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs),  das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proext) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) da Unipampa e da APD Motion.

A próxima edição do Simpósio em Neuromecânica Aplicada será realizada em 2020 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e debaterá “Controle motor no esporte e reabilitação”.

 

Conferências e mesas redondas

O público prestigiou atento às seis conferências e duas mesas redondas do evento. Na noite de quinta-feira, 26, na conferência de abertura, a professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Luciana de Michelis Mendonça, palestrou sobre a identificação do perfil de risco para lesões no corpo. A mediação ficou por conta do professor Felipe Pivetta Carpes.

Na sexta-feira pela manhã foi a vez da conferência intitulada Novas perspectivas do treinamento de força em idosos, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Eduardo Lusa Cadore e mediada por Eliane Guadagnin. Na sequência, ocorreu a primeira mesa redonda do SNA. O tema que norteou os debates foi “Adaptações centrais versus periféricas na lesão esportiva”. As palestrantes foram as professoras da Unipampa, Helen Schimidt; da UFVJM, Luciana Mendonça; e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Michele Saccol, com mediação do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marco Aurélio Vaz.

À tarde, o professor da UFSM, Carlos Bolli Mota, mediou a mesa redonda sobre Treinamento de força: efeitos neuromusculares e cognitivos. O assunto foi discutido pelos professores Lilian Gobbi, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e Fernando Diefenthaeler, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela pós-doutoranda Eliane Guadagnin. A discussão foi seguida por duas conferências. A primeira delas foi ministrada por Carlos de la Fuente, da Pontifícia Universidade Católica do Chile, e mediada pela professora da Unipampa, Helen Schimidt, com o tema Processamento de sinais para reconhecimento de padrões biológicos. A segunda conferência e última atividade da sexta-feira debateu os Métodos para detecção de assimetrias no movimento humano. O conferencista foi o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), André Gustavo Pereira de Andrade. Já a mediação ficou por conta da professora da UFSM, Michele Saccol.

No sábado pela manhã, 28, os congressistas prestigiaram a conferência Simetria e eficiência na locomoção: lições tomadas de diferentes espécies apresentada pelo professor da Universidade de La República, do Uruguai, Carlo Biancardini e mediada pelo professor Marco Vaz.

Quem perdeu a programação ou deseja rever as palestras e mesas redondas poderá assisti-las por meio do canal do YouTube do GNAP: Neuromech TV. As fotos estão disponibilizadas no site do evento.

 

Qualidade e diversidade temática marcam as apresentações de trabalhos

O X Simpósio em Neuromecânica Aplicada (SNA) teve 61 trabalhos aprovados para apresentação. Foram três sessões para os 16 trabalhos na modalidade oral e duas sessões para apresentação de pôsteres. As pesquisas foram apresentadas por estudantes de graduação, mestrado e doutorado de universidades de estados brasileiros como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo e de países como Argentina, Chile e Uruguai.

Apresentação de trabalhos na modalidade pôster - Foto: Ronaldo Estevam

Para Eliane Celina Guadagnin, pós-doutoranda na Unipampa e integrante da Comissão Científica do evento, os trabalhos apresentam uma qualidade muito boa nos diferentes níveis de ensino. Quanto à avaliação, a pesquisadora explica os critérios utilizados: “A relevância científica, se os métodos empregados foram adequados, se a problemática (pergunta da pesquisa) foi respondida; o domínio do tema e a segurança na apresentação”.

Dez trabalhos, cinco em cada modalidade, receberam menção honrosa. Confira, a seguir, os trabalhos que se destacaram:

 

Modalidade Oral

Título: Lower limb muscle strength: differences between PFPS patients and healthy women

Autores: Klauber Pompeo, Emmanuel Rocha, Mirella Ayres, Nathalia Trevisol, Daniel Fernandes, Patricia Freitas, Francesca Sonda, Rodrigo Rodrigues, Marco Vaz

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

 

Título: Achilles tendon length and calf muscle torque after Achilles tendon rupture

Autores: Emmanuel da Rocha, Francesca Sonda, Klauber Pompeo, Marco Vaz

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

 

Título: Recognition of sensorimotor impairment after ACL reconstruction using time to peak isokinetic torque

Autores: Carlos de la Fuente, Hugo Marambio, Karine Stoelben, Felipe Carpes

Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Chile

 

Título: Análise do exercício nórdico de isquiotibiais com diferentes posicionamentos de tornozelo

Autores: Rodrigo Neske, Regis Radaelli, Juliana Teodoro, Clarissa Brusco, Ronei Pinto

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

 

Título: Recuperação de fadiga muscular e estresse metabólico após jogo simulado em atletas de futsal

Autores: Gabriela David, Eraldo Pinheiro, Eduardo Marins, Talita Pereira, Luana Andrade, Cristine Alberton

Instituição: Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

 

Modalidade Pôster

Título: Effects of concentric vs eccentric strength training on elderly’s functionality

Autores: Patricia Freitas dos Santos, Eliane Celina Guadagnin, Emmanuel da Rocha, Isabel de Almeida Paz, Rodrigo Rabello, Felipe Pivetta Carpes, Marco Aurelio Vaz

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

 

Título: Effect of window size and overlap of EMG bipolar signals on the determination of muscle fatigue

Autores: Carlos de la Fuente, Eduardo Martinez-Valdes, Jose Ignacio Priego-Quesadas, Marcos Roberto Kunzler, Joel Alvarez-Ruf, Felipe Pivetta Carpes

Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Chile

 

Título: Efeito do exercício físico associado ao chá verde nos prejuízos de memória associados a doença de Alzheimer

Autores: Marco Carvalho, Helen Schimidt, Mylena Alfaro, Alexandre Garcia, Ivan Izquierdo, Felipe Carpes, Pamela Mello-Carpes

Instituição: Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

 

Título: Efeitos de diferentes protocolos de aquecimento no desempenho em contrarrelógio de 5km no ciclismo

Autores: Bruno Xavier, Felipe Carpes, Jose Dantas, Felipe Reichert

Instituição: Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

 

Título: Efeitos do treinamento concorrente com repetições máximas e submáximas em homens idosos

Autores: Juliana Teodoro, Larissa da Silva, Rafael Grazioli, Pedro Lopez, Francesco Boeno, Juliano Farinha, Gabriela Martini, Mikel Izquierdo, Eduardo Cadore

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

 

O estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS, Emanuel da Rocha, foi um dos contemplados com a menção honrosa. A pesquisa Achilles tendon length and calf muscle torque after Achilles tendon rupture, apresentada na modalidade oral, traz os resultados das avaliações de comprimento do tendão de Aquiles em pessoas que o romperam e passaram por cirurgia. “[Avaliei] como que ficava a força dessa musculatura, responsável pelo tendão de Aquiles, e mostrei que mesmo depois de cinco anos, eles têm diminuído essa força, esse torque produzido, só que sem alteração no comprimento do tendão”, explicou o acadêmico. Quanto ao reconhecimento do trabalho, Rocha afirma: “Receber uma menção honrosa nesse evento agrega muito ao nosso currículo, agrega muito conhecimento. É um reconhecimento do nosso trabalho de doutorado. Eu me senti lisonjeado”.

 

Programação do SNA inicia com a realização de workshops

O Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu os congressistas na noite da quarta-feira, 25, e na manhã de quinta-feira, 26, para participarem dos workshops temáticos. Os temas das capacitações foram: Neuroplasticidade e aprendizado; Treinamento de alto desempenho; Avaliação biomecânica da marcha; Baropodometria clínica; Termografia no esporte e Avaliação biomecânica da corrida.

O pesquisador Carlos de la Fuente, da PUC Chile, participou de três dos seis workshops ofertados. O congressista destaca o alto nível de informações e a importância dos workshops terem orientações para aplicações na sociedade. “Tinham informações para todos os níveis. Foi importante para lembrar questões mais técnicas e para melhorar os estudos. Foi uma aula. Faz a diferença”, afirmou.

    • Conferência com o professor Eduardo Cadore - Foto: Franceli Couto
      Conferência com o professor Eduardo Cadore - Foto: Franceli Couto
    • Mesa redonda sobre Adaptações centrais e periféricas na lesão esportiva - Foto: Franceli Couto
      Mesa redonda sobre Adaptações centrais e periféricas na lesão esportiva - Foto: Franceli Couto
    • Mesa redonda sobre Treinamento de força: efeitos neuromusculares e cognitivos - Foto: Franceli Couto
      Mesa redonda sobre Treinamento de força: efeitos neuromusculares e cognitivos - Foto: Franceli Couto
    • Conferência com Carlos de la Fuente, da PUC Chile - Foto: Ronaldo Estevam
      Conferência com Carlos de la Fuente, da PUC Chile - Foto: Ronaldo Estevam
    • Conferência com André de Andrade, da UFMG - Foto: Ronaldo Estevam
      Conferência com André de Andrade, da UFMG - Foto: Ronaldo Estevam
    • Conferência com Carlo Biancardini sobre simetria e eficiência na locomoção - Foto: Ronaldo Estevam
      Conferência com Carlo Biancardini sobre simetria e eficiência na locomoção - Foto: Ronaldo Estevam