Página inicial > Aberto o periodo para submissao de propostas ao programa de desenvolvimento academico
Data de publicação 23/03/2022 - 16:42 Atualizado em: 23/03/2022 - 16:42 195 visualizações

Aberto o período para submissão de propostas ao Programa de Desenvolvimento Acadêmico

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou, nesta semana, o Edital nº 76/2022, que rege o Programa de Desenvolvimento Acadêmico (PDA) 2022, que é caracterizado como uma política institucional de fomento em atividades de ensino, pesquisa, inovação tecnológica, extensão, ações sociais, culturais e de atenção à diversidade no contexto da graduação. A inscrição das propostas deve ser feita pelo/a coordenador/a proponente no Sistema Acadêmico de Projetos (SAP/Guri), até dia 9 de maio, às 17h30.

Para ser proponente é necessário pertencer ao quadro permanente de servidores da Instituição, com vínculo ativo, e não estar em afastamento de qualquer natureza. Além disso, não pode ter pendências em relatórios de projetos de qualquer natureza, com ou sem bolsa, registrados no Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão (Sippee).

Concessão de bolsas e requisitos para os/as bolsistas

Serão concedidas 255 bolsas de 12 horas semanais no valor mensal de R$ 240, distribuídas nas modalidades de ensino e monitoria em componente curricular (projetos de ensino e monitoria em componente curricular); pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; extensão e cultura; e, ações sociais, culturais e de atenção à diversidade no âmbito da comunidade acadêmica. O período de vigência das bolsas é de junho de 2022 a janeiro de 2023.

Para participar do PDA, são exigidos alguns requisitos para os discentes, entre eles estar matriculado em, no mínimo, 12 créditos semanais, em curso de graduação, salvo os casos previstos no Edital nº 76/2022; proceder corretamente com a inscrição, apresentando a documentação exigida; ter disponibilidade de tempo para atender às atividades programadas; não acumular qualquer outro tipo de bolsa, com exceção dos auxílios de permanência; no caso de atividades de monitoria, o discente selecionado deverá ter cursado o componente curricular e obtido desempenho acadêmico satisfatório; antes do início das atividades, o discente deverá assinar o Termo de Compromisso do Bolsista, conforme modelo disponível no site do Programa de Desenvolvimento Acadêmico, o qual deverá ser enviado pelo/a coordenador/a da proposta para o e-mail pda@unipampa.edu.br.

Para saber mais sobre o PDA, os recursos financeiros, as etapas de seleção, avaliação e de elegibilidade das propostas, as atribuições e os compromissos dos proponentes e bolsistas e o cronograma completo, leia atentamente o Edital nº 76/2022.