Página inicial > Curso de jornalismo promove confraternizacao
Curso de Jornalismo promove confraternização
Data de publicação 27/03/2023 - 15:42 Atualizado em 27/03/2023 - 15:42
Por Hamilton de Lima Souza

Como parte da programação oficial de Semana de Acolhida 2023, o Curso de Jornalismo da Unipampa promoveu uma confraternização entre turmas de alunos na tarde desta sexta-feira (24). A iniciativa da coordenação teve apoios e mobilização do Diretório Acadêmico de Jornalismo (Dajor), da representação estudantil na Comissão de Curso, alunos, professores, servidores técnicos e gestores da Unipampa. O diretor do Campus São Borja, Valmor Rohden, prestigiou o curso estando presente na ocasião, com um breve discurso de saudação aos estudantes e entrega de camisetas com a logomarca da Unipampa aos novos matriculados, que foram doadas pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proext).

O momento festivo, informal e descontraído, lotou a sala 1105 do Campus I na primeira hora da tarde e serviu de momento institucional para que estudantes pudessem se conhecer melhor, conversarem sobre seus anseios e expectativas em relação à graduação e à vida nova em São Borja. Caloura de Jornalismo, Jaqueline Cadó veio de Nova Esperança do Sul para seguir seu objetivo de se tornar uma profissional da comunicação. “Estou gostando do material e os professores parecem muito preparados”, disse ela, durante o evento.

O professor e coordenador do Curso de Jornalismo, Geder Parzianello, explicou que o objetivo da proposta era justamente esse, num formato em que os alunos e alunas, de um modo muito espontâneo, pudessem interagir por meio de bate papo, jogos, karaokê, sorteio de brindes, homenagens e presentes, como acabou acontecendo. Participaram do encontro as professoras Sara Alves Feitosa, Adriana Duval, Roberta Roos e o professor Miro Bacin.

A egressa do curso, Karine de Oliveira Freitas, especialmente convidada para a ocasião, compartilhou suas experiências sobre sua vinda para a Unipampa, falando agora já como mestra em Comunicação pelo PPGCIC da Unipampa e jornalista diplomada, atuando no mercado de trabalho. Em conversa com diferentes alunos, Karine Freitas comentou sobre os diferentes desafios e as muitas superações de se estar longe de casa e recordou suas experiências na faculdade desde o começo da graduação.

A troca de experiências é significativa até mesmo para quem é natural de São Borja, como é o caso da estudante Amanda Moreira Ferreira, que ingressou no Jornalismo por conta do seu interesse pela área esportiva e aproveitou a atividade promovida pelo curso para conhecer seus colegas de turma e também os veteranos. “É uma recepção boa, porque a gente vai se conhecendo, tirando as dúvidas e ficando mais próximos um do outro”, destacou.

Novidade aos Estudantes

A acolhida aos calouros serviu também para o lançamento oficial, pela Coordenação do Curso de Jornalismo (Gestão 2023-2024), do “Guia de Endereços Úteis para Discentes”, documento que traz as principais informações em links para serviços e projetos da Unipampa e do curso, reunidas num só lugar e não mais dispersas pelo Portal da Unipampa.

No material que foi distribuído por um QR Code, foram destacadas as orientações todas da Direção do Campus e da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) para o novo ano letivo e a acolhida aos calouros. O Guia está disponível em QR codes espalhados pelo Campus I e também pelo link: bit.ly/GuiaJornalismo .

Créditos: Micael Olegário/ Estagiário de Jornalismo

Estudantes do curso de Jornalismo são recebidos em confraternização