Página inicial > Documentario observando agricultura familiar entender e valorizar o saberfazer campesino e lancado
Data de publicação 16/12/2019 - 17:51 Atualizado em: 16/12/2019 - 17:51 516 visualizações

Documentário “Observando a Agricultura Familiar: Entender e valorizar o saber/fazer campesino” é lançado em São Borja

Por Sofia Viero Sorgetzt

Foi lançado na última sexta-feira, 13, o documentário “Observando a Agricultura Familiar: Entender e valorizar o saber/fazer campesino”. O projeto foi desenvolvido pelo servidor da Unipampa Sáryon Azevedo dentro do mestrado do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) do campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Composto por cinco episódios, o documentário aborda o saber/fazer de quatro núcleos familiares caracterizados como Agricultura Familiar no município de São Borja e que contam com apoio técnico e orientação da Emater/Ascar-RS. Participam do documentário os professores Sérgio Schneider, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Gustavo Cimadevilla, da Universidade Nacional de Rio Cuarto, de Córdoba, Argentina. A produção é de Chaiane Ferrazza e a programação visual de Jonas Brum, ambos também servidores da Unipampa. O trabalho foi orientado pelo professor Joel Felipe Guindani.

Os episódios são divididos da seguinte forma: o episódio um destaca os conceitos de rurbanidade, criado por Gilberto Freyre, e virada da qualidade (quality turn), de David Goodman, inter relacionados com a atividade das quatro famílias de agricultores familiares de São Borja que aparecem no documentário. Cada um dos episódios seguintes conta a história de uma família. No episódio dois, é apresentada a Agroindústria Keli’Tutes; o episódio três mostra a Arte em lã; o episódio quatro fala sobre a agroindústria Santa Rita e o episódio cinco apresenta o agricultor familiar Felipe dos Santos.

Todos os episódios do documentário “Observando a Agricultura Familiar: Entender e valorizar o saber/fazer campesino” estão disponíveis no Youtube.