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Data de publicação 08/10/2020 - 15:46 Atualizado em: 08/10/2020 - 16:12 409 visualizações

Estágio remoto na Universidade em tempo de pandemia

Em 2020, Unipampa lançou seu primeiro edital de estágio remoto
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), considerando a situação excepcional ocasionada pela pandemia do coronavírus (Covid-19), autorizou os estágios obrigatórios na modalidade remota, através da Norma Operacional nº 4/2020, que descreve diretrizes operacionais para oferta das atividades de ensino remoto emergenciais. Estas orientações seguiram a Portaria nº 544/2020 do Ministério da Educação (MEC), que libera a realização remota de estágios no ensino superior até o dia 31 de dezembro, exceto para cursos da área de saúde. No início deste mês, o Edital nº 274/2020 da Unipampa, resultado final do Edital nº 256/2020, classificou 47 estudantes para iniciarem as atividades de estágio da Universidade.

O estágio é uma parte relevante da transição entre a universidade e o mercado de trabalho. Para o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, a proposta de ampliação gradativa da oferta de vagas nos diversos setores da reitoria e das pró-reitorias propiciam experiência aos estudantes: “a oferta de estágios nas diversas unidades da Unipampa se constitui numa excelente oportunidade para os nossos acadêmicos. O conhecimento de todos os processos de governança universitária, assim como os estágios em atividades mais acadêmicas, traz um enorme cabedal de conhecimentos para o nosso egresso. A máquina pública é muito complexa, é ao mesmo tempo estimulante e atrativo trabalhar com ela, pela satisfação de ver de forma explícita o retorno que proporciona a nossa sociedade”, conclui o reitor.

O processo começa na Universidade

A alocação no mercado de trabalho é mais facilitada se o egresso já possuir experiência prévia. E a melhor forma de adquiri-la é dentro da própria Universidade. A Unipampa, anualmente, divulga editais de seleção para estágio em diversos setores da Universidade e o Edital nº 256/2020, que envolve os estágios obrigatórios na modalidade remota, teve um crescimento na procura dos estudantes.

Segundo o reitor da instituição, Roberlaine Ribeiro Jorge “o trabalho remoto nos mostrou o grande interesse dos nossos acadêmicos em dar a sua contribuição. Pretendemos ampliar o programa de estágios nos próximos semestres, oferecendo vagas em todas as pró-reitorias e estimular que nos campi ocorra o mesmo”.

Confira o infográfico de comparação entre os editais de estágio divulgados pela Unipampa em 2018, 2019 e 2020:

Infográfico

 

A experiência dos estágios na pandemia

Os estágios oferecem experiência e ajudam a melhorar a sua compreensão sobre a funcionalidade do conteúdo apreendido ao longo da graduação. O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, aponta que “a presença dos acadêmicos na gestão da Universidade oferece uma outra cara para a Unipampa, além de aflorar cada vez mais o sentimento de pertencimento nos acadêmicos. A Unipampa é um patrimônio da nossa sociedade e queremos que, além dos servidores, nossos discentes assumam também o protagonismo na gestão”. Em tempos de pandemia, o estágio remoto é uma novidade e alguns alunos contaram como estão sendo suas experiências:


- JORGE ROBESPIERRE TOMAS JAPUR

Acadêmico do 10º semestre do curso de Direito – Campus Santana do Livramento

Supervisora: Gabriela Giacomini de Macedo, auditora da Unipampa

Atuação: “Auditoria Interna (AUDIN), redigindo minutas, despachos, ofícios, e-mails, realizando também o levantamento de dados inerentes às atividades do órgão, dentre outras atividades ligadas à minha formação”.

Vantagens da experiência: “Há vantagens de duas ordens: uma de cunho pessoal e outra relativa ao estágio em si. Em relação à questão pessoal, vivo e trabalho na cidade de Quaraí. Durante as aulas presenciais, viajava diariamente para Santana do Livramento para cursar a faculdade. Em função da pandemia e das dificuldades financeiras geradas por esse contexto, se as aulas fossem presenciais provavelmente eu não conseguiria cumprir essa jornada. Ou seja, não só não conseguiria cumprir essa exigência do curso de Direito (o estágio) como teria que trancar a universidade neste semestre. Sobre o estágio em si, o fato de poder trabalhar na modalidade EAD vai me permitir ingressar em um dos mais importantes órgãos dentro de uma instituição pública, a Auditoria Interna. Se não fosse o estágio EAD, eu não teria essa oportunidade, já que o órgão fica em Bagé”.

Expectativas: “Espero poder retribuir com bom trabalho a oportunidade que a universidade está me dando, aprendendo sobre a estrutura interna do órgão, da universidade, e tentando pôr em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Acredito que trabalhar em um órgão com tamanha responsabilidade, supervisionado por uma profissional de alto gabarito, enriquecerá minha formação”, conclui.


- ANNA CAROLINA ROQUE FURLANETTO

Acadêmica do 7º semestre do curso de Jornalismo – Campus São Borja

Estágio.

 

Supervisora: Sara Alves Feitosa, professora nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Unipampa.

Vantagens da experiência: “Eu acredito que esse momento será um desafio, pois é totalmente diferente do que imaginávamos para o estágio. Mas acredito que vamos tentar extrair o que o momento nos permite e aproveitar o aprendizado da forma que é possível. E ainda tem a questão que, na área do jornalismo durante esse período de pandemia, as coberturas foram feitas de forma remota, o que permite que, por meio do estágio a distância, de um ponto de vista da atuação profissional, a gente se prepare para essa situação atípica e adapte a nossa produção. Então, em resumo, como vantagem acredito que um melhor preparo profissional para as novas formas de atuação advindas da pandemia, como a cobertura jornalística feita de forma remota e como nós adaptamos a nossa produção a esse contexto”, reflete Anna Carolina.

Expectativas: “Durante o período de estágio na instituição, eu espero entender como é atuar em uma instituição pública, em uma universidade, quais as demandas exigidas, quais os desafios, e quais as diferenças para exercer uma função em um setor interno, o que poderá contribuir para a minha formação profissional por meio da experiência que irei adquirir durante esse tempo.  Além, claro, de adaptar tudo isso para o contexto remoto”, conclui.  


- VINICIUS PEREIRA VELLOSO

Acadêmico do curso de Administração – Campus Santana do Livramento

Atuação: na Diretoria de Assuntos Estratégicos, Relações Institucionais Internacionais da Universidade Federal do Pampa (DAEINTER), órgão diretamente ligado à reitoria da Unipampa.

Supervisor: Pedro Roberto de Azambuja Madruga, Diretor de Assuntos Estratégicos, Relações Institucionais e Internacionais.

Vantagens da experiência: “O conforto de estar em um local seguro no qual não estou pondo em risco tanto meus familiares, quanto meus colegas de trabalho, pois se fosse presencial, eu precisaria usar transporte público para me locomover até o local de trabalho”, explica. 

Expectativas: “Aprender a realizar levantamento de dados, redigir documentos, ofícios e a esclarecer dúvidas e realizar orientações remotamente”.