Página inicial > Festival binacional de enogastronomia na fronteira de santana do livramento conta com correalizacao
Data de publicação 02/06/2022 - 11:28 Atualizado em: 02/06/2022 - 11:30 221 visualizações

Festival Binacional de Enogastronomia na fronteira de Sant'Ana do Livramento conta com correalização da Unipampa

Evento ocorre em Sant'Ana do Livramento e Rivera em julho com diversas atividades turísticas, culturais e enogastronômicas
Por 2001560014

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) é uma das correalizadoras do “O Fronteira - Festival Binacional de Enogastronomia”. O evento acontece entre os dias 27 e 30 de julho na fronteira de Sant'Ana do Livramento e Rivera, no Uruguai.  O objetivo principal é a integração cultural Brasil e Uruguai, e o fortalecimento do desenvolvimento econômico, turístico e cultural da fronteira. A iniciativa busca estimular o crescimento e qualificação da gastronomia fronteiriça, a preservação do Bioma Pampa e valorização da produção local.

A realização do Festival é uma iniciativa conjunta do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), da Associação Comercial e Industrial de Sant’Ana do Livramento e de Rivera (Acil e Acir), do Clube dos Diretores Lojistas de Sant’Ana do Livramento (CDL), do Sindicato do Comércio Varejista de Livramento (Sindilojas), da Prefeitura de Sant'Ana do Livramento e da Intendência de Rivera. Além da Unipampa, que participa desde 2014, o evento tem a colaboração da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), da Universidad de La Republica Uruguay (Udelar), da Universidad Tecnológica del Uruguay (Utec), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Escuela Técnica Superior de Rivera (UTU), entre outras instituições.

A sétima edição do Festival conta com diversas atividades, como feiras binacionais de produtos regionais, degustações de vinhos, espumantes, queijos e azeites. Também serão oferecidas aulas de cozinha com chefs convidados, oficinas culinárias e de artesanato, concurso de pratos à base de cordeiro e apresentações musicais. Durante o evento acontecerá a segunda edição do espetáculo cultural e gastronômico: A Ferro e Fogo Binacional, sob a coordenação do chef Marcos Livi e com participação de mais de 20 chefs dos dois países. O Fronteira possuirá 11 fóruns protagonizados pelas instituições de ensino envolvidas na organização, dentre elas a Unipampa, com a colaboração de discentes e docentes dos campi de Sant’Ana do Livramento, Dom Pedrito e São Gabriel, inclusive na coordenação de alguns dos fóruns. Por sua vez, o Campus São Borja presta apoio ao setor de Comunicação, e professores e alunos do Campus Alegrete atuam no desenvolvimento de um aplicativo para o evento.

Neste ano, o Festival terá participação das seis instituições de ensino técnico e superior da fronteira de Sant’Ana do Livramento e Rivera. Dentro dos objetivos do evento, está a integração dos pesquisadores e técnicos com o poder público, produtores e entidades empresariais, visando a construção de um projeto estratégico de  desenvolvimento do Turismo Enogastronômico na região.

Segundo a servidora da Pró-Reitoria de Graduação da Unipampa, Cláudia Garrido, o envolvimento da Unipampa no Festival Binacional de Enogastronomia tem sido crescente desde 2014. Garrido também é uma das coordenadoras executivas do evento. “Um dos grandes objetivos do Festival é a disseminação da identidade do povo da fronteira, então tudo que se faz busca valorizar a produção local. Busca-se uma integração entre os empresários e as instituições, entre elas a Universidade, para que se possa divulgar todas as nossas possibilidades em termos de pesquisa, produção, turismo, gastronomia e enoturismo”, comenta Cláudia Garrido. Ela ainda destaca que o Festival integra em 2022 o calendário oficial de programações do Uruguai e do Rio Grande do Sul.

Confira todas as informações sobre o Fronteira - Festival Binacional de Enogastronomia