Página inicial > Ii semana da consciencia negra da unipampa campus sao borja inaugura atividades nesta segunda feira
II Semana da Consciência Negra da Unipampa campus São Borja inaugura atividades nesta segunda - feira
Data de publicação 16/11/2020 - 10:30 Atualizado em 16/11/2020 - 14:41
Por Hamilton de Lima Souza

      Com o intuito de estimular as discussões sobre a negritude no Brasil e no contexto da sociedade moderna tem início hoje mais uma Semana da Consciência Negra promovida por cursos do campus São Borja, coordenada pelo professor João Heitor Silva Macedo, da Unipampa campus São Borja. A organização do evento é do PET história da África, Museu Treze de Maio, com o apoio da Unipampa, Coletivo NIARA, Rede RS pontos de Cultura, Cultura Viva e Encult. A II Semana da Consciência Negra se estende até o dia 25 de novembro com diversos eventos on-line. 

      O tema de abertura da semana é "O canto do negro enquanto resistência cultural" com a participação de Matheus Dias (rapper – Porto Alegre - RS), Barth Vieira (slamer de Porto Alegre - RS), Jorge Correa (Presidente da Unidos de Vila Isabel de Viamão - RS), Malu Graciano (slamer e produtora musical de Osasco - SP) e com a mediação de Diego Camargo (Acadêmico de Serviço Social da Unipampa).

     Atrações

 

      Serão ao todo cinco dias de programação. A promoção do evento é do PET História da África e Museu Treze de Maio, com apoio da Unipampa e do projeto de Extensão Encontrão Cultural Digital do curso de Relações Públicas, além de outras entidades .  A programação iniciará às 19h e será transmitida na fanpage do Pet História da África - https://www.facebook.com/pet.historiadaafrica. Não será necessária inscrição prévia.

 A programação inicia hoje, 16 de novembro com uma mesa sobre "O canto do negro enquanto resistência cultural" com a participação de Matheus Dias (rapper – Porto Alegre - RS), Barth Vieira (slamer de Porto Alegre - RS), Jorge Correa (Presidente da Unidos de Vila Isabel de Viamão - RS), Malu Graciano (slamer e produtora musical de Osasco - SP) e com a mediação de Diego Camargo (Acadêmico de Serviço Social da Unipampa).

No dia 18 de novembro, quarta-feira, o tema será "Um ou dois por sala: O negro no ensino superior" com a participação de Richelle Reis (acadêmica do Curso de Ciência Política - Unipampa), Zandor Coimbra (advogado formado pela PUCRS), Camila Silva (jornalista formanda pela UniRitter), Elias Costa (Mestrando em História UFSM). A mediação será do Rafael Costa (Acadêmico de Jornalismo da Unipampa).

No dia 19 de novembro, a palestra será com professor da Unipampa – João Heitor Silva Macedo sobre Antropologia das diferenças no Brasil: A origem da Consciência Negra.

            Na sexta-feira, 20 de novembro, é comemorado o dia nacional da consciência negra no Brasil, instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011 e escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. Neste dia haverá duas atrações: a primeira será às 18h com um papo de comunicação com Carla Ernesto (Publicitária Mestranda de Comunicação UFSM). A partir das 19h o tema será "Vidas Negras Importam no Brasil", tendo como integrantes da mesa de debates – Major Albuquerque (Brigada Militar), Cassiane de Freitas Paixão (Doutora em Sociologia – Professora da FURG), Lúcia Britto (Doutora em Educação e presidente do CODENE). A mediação será do prof. Dr. João Heitor Silva Macedo da Unipampa.

Para fechar a programação, no dia 25 de novembro, quarta-feira, Fernanda  dos Santos Rodrigues Silva (Advogada e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM) ministrará a palestra com o título: Diálogos sobre raça, Direito e tecnologia.

Link  https://www.facebook.com/pet.historiadaafrica

Material promocional do evento

Material promocional do evento

Material promocional do evento