Previsão Imediata de Tempestades!

Uso do radar de dupla polarização operando em Campinas para capturar eventos intensos de precipitação que forneçam as bases para o estudo dos processos físicos no interior das nuvens visando aprimorar a previsibilidade em curto prazo, a detecção de severidade e a estimativa de precipitação com radar e satélite em alta resolução temporal e espacial.

Baixar APP

Funcionalidades

  • Radar

    Acesse as informações (imagens) produzidas por diversos radares meteorológicos do Brasil, incluindo as imagens do radar de dupla polarização. Estão disponíveis os radares São Roque, Pico do Couto, Bauru, Presidente Prudente e Banda X (Campinas).

    Radar
  • Informação

    Monitore, em tempo quase real, as condições meteorológicas que contribuem para orientar tomadas de decisão pela população em geral. Estão disponíveis informações (imagens) de regiões dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, principalmente, na região de Campinas.

    Informação
  • Animação

    Acompanhe a evolução de eventos meteorológicos através do recurso de animação, disponível nos produtos de satélite e radar.

    Animação
  • Satélite

    Satélite

    Acesse as informações (imagens) do satélite meteorológico GOES para os canais Infravermelho com Realce no topo das nuvens e a composição entre os canais infravermelho e visível.

  • Downloads

    Raios

    Acompanhe a ocorrência de raios (descargas elétricas) que aconteceram há 5, 10 e 15 minutos, na região de Campinas e parte do estado de São Paulo.

  • Mídias Sociais

    Previsão Imediata

    Acesse as informações (imagens) com previsão de chuva para os próximos 20 minutos. Estas informações estão disponíveis para regiões dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Sobre

O projeto SOS Chuva visa aproveitar a oportunidade de compra final do “leasing” do radar de dupla polarização para desenvolver pesquisa em previsão imediata de tempestades com base no conhecimento adquirido sobre as propriedades físicas das nuvens no projeto temático CHUVA. De forma inédita esse projeto irá instalar detectores de granizo para criar uma base de dados que forneça informações não somente sobre a ocorrência de granizo, mas também do seu tamanho. Além das diversas componentes de estudo, sejam elas ligadas a eletrificação, propagação, crescimento do volume de alguns hidrometeoros, como as taxas de crescimento do topo e dos processos microfísicos, este estudo visa desenvolver o SIGMASOS.

Para facilitar o acesso às informações, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) desenvolveu o aplicativo SOS Chuva, que está disponível na Google Play (Android) e na Apple Store (iOS).

Desenvolvido por:

Quickstart

Youtube Videos