Página inicial > Nota sobre palestra da antropologa rosana pinheiro machado na unipampa
Nota sobre a Palestra da Antropóloga Rosana Pinheiro-Machado na Unipampa
Data de publicação 02/07/2019 - 15:56 Atualizado em 02/07/2019 - 16:09
Por Hamilton de Lima Souza

No dia 28 de junho de 2019, o Curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa realizou um evento do Ciclo de Publicidade da Fronteira Oeste - Eixo de Humanidades. O Ciclo é um evento promovido pelo curso, contando com 3 eixos: sociais e humanidades, mercado e pesquisa, que visam integrar perspectivas que contribuam para a formação dos discentes.

Neste semestre, a comissão de curso convidou a professora Rosana Pinheiro-Machado cientista social, antropóloga e professora do Programa de Pós Graduação de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria para ministrar conferência.

Rosana foi professora de Desenvolvimento Internacional na Universidade de Oxford, de 2013 a 2016, e realizou pesquisa de pós-doutorado com bolsa Capes pela Harvard University, onde também foi Visiting Scholar (2012-2013). As pesquisas realizadas por Rosana Pinheiro-Machado coadunam-se às perspectivas do curso, uma vez que trata de temas como propriedade intelectual, pirataria e informalidade; comércio internacional, produção, consumo e mercado; pobreza, política nas periferias urbanas e desenvolvimento em economias emergentes. A palestra que ocorreu no dia 28 de junho tinha como título: “Da esperança ao ódio – a ascensão da subjetividade conservadora no Brasil” e aduziu um panorama a respeito de uma etnografia longitudinal realizada desde o ano de 2009, articulando a inclusão social pelo consumo entre jovens do Morro da Cruz, em Porto Alegre.

A polêmica criada nas redes sociais ocorreu em torno de um slide da palestrante que foi retirado de contexto. A professora mencionava uma das expressões frequentemente empregadas pelo atual presidente da República como categoria ou “noção cultural que cria o senso de alteridade do Brasil”. Neste sentido, não houve, em momento algum, intenção de tratamento depreciativo da palestrante a quaisquer figuras públicas do atual cenário político brasileiro.

Comissão Organizadora do Ciclo de Publicidade da Fronteira Oeste – Eixo Sociais e Humanidades - 2019