Página inicial > Proext divulga resultado do concurso de poemas sobre pandemia
Data de publicação 27/11/2020 - 15:55 Atualizado em: 27/11/2020 - 16:20 274 visualizações

Proext divulga resultado do concurso de poemas sobre a pandemia

Por Aline Reinhardt da Silveira

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) divulga o resultado do concurso de poemas “Pandemia” promovido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Todo processo de publicação, inscrição, avaliação e divulgação foi online, utilizando sistemas e portais da Unipampa. Foram mais de 800 poemas inscritos, de todas as regiões do País.

O concurso teve o objetivo de promover a reflexão artística acerca da realidade brasileira, valorizando a produção literária, difundindo a Poesia e estimulando o surgimento de novos autores, por meio da seleção de poemas que refletem o tema “Pandemia”, considerando implicações e reflexões sobre o período da pandemia da Covid-19 no Brasil.

Poemas - Pandemia

A Pró-Reitoria avalia a ação de forma positiva, e destaca que, “além de registrar os sentimentos, vindos de todos os cantos do país, dessa época de pandemia,  essa ação reforça a importância do uso da arte como ferramenta para a construção do indivíduo, da Universidade, da sociedade e do povo. É a arte como ferramenta de construção e transformação humana”.

A Divulgação dos dois primeiros colocados de cada modalidade ocorreu durante o espetáculo de encerramento do 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), realizado pelo Teatro Mágico, e a transmissão está disponível no YouTube.

Confira os selecionados:

• Modalidade I: Comunidade Externa à Universidade
  • [Posição     Título do Poema     Autor     Cidade    Link para leitura]
  • 1º Lugar     Vida pós-pandemia     Henrique Uyeda Do Amaral     São Paulo/SP   Leia
  • 2º Lugar     Cordel da pandemia     Arnaud Soares Mattoso     Recife/PE  Leia
  • 3º Lugar     Devaneio na Pandemia     Eduardo Russovski Tessler     Porto Alegre/RS  Leia
  • Modalidade II: Acadêmicos e Servidores da Unipampa
  • [Posição     Título do Poema     Autor     Cidade   Link para leitura]
  • 1º Lugar     Como seria se soubesse o que viria?     Olivério Oelsner Coelho     Alegrete/RS   Leia
  • 2º Lugar     Pandemia     Grasiela Galvão Pires de Carvalho     Esteio/RS   Leia
  • 3º Lugar     Das janelas e rimas tortas     Jadison Daniel Kila Aquino     Santana do Livramento/RS   Leia