Página inicial > Sao borja comissao de combate evasao e retencao academica apresenta primeiros resultados de pesquisa
Data de publicação 04/10/2019 - 14:48 Atualizado em: 04/10/2019 - 14:48 711 visualizações

São Borja: comissão de combate à evasão e à retenção acadêmica apresenta primeiros resultados de pesquisa

A comissão de combate à evasão e à retenção acadêmica do Campus São Borja apresentou os primeiros dados de pesquisa realizada com os estudantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) para compreender os motivos que levam os discentes a não concluírem a graduação.

A ação foi desenvolvida numa parceria entre coordenação acadêmica e o Núcleo de Desenvolvimento Educacional (Nude), como parte das atividades da comissão local criada para essa finalidade, e vinculada à comissão geral da Unipampa - a qual trabalha para tentar diminuir a evasão nos cursos da Instituição. Compõe a comissão servidora do NUDE, a coordenação acadêmica, coordenação de curso, juntamente com alunos bolsistas que foram selecionados para participar deste grupo.

O objetivo principal é levantar dados sobre a evasão analisar todos para combater os problemas que estão gerando a desistência dos discentes. Foi aplicado um questionário com os alunos ingressantes em 2019 que evadiram para procurar entender as motivações das desistências.

Este questionário foi aplicado com os calouros 2019 de todos os cursos, e continha seis blocos com perguntas fechadas e abertas, abordando o papel da universidade pública, curso, inclusão, prática docente, aprendizagem e qualidade de vida.

Os resultados foram enviados nessa semana para os coordenadores de curso e deve servir de subsídios para os NDEs (núcleo de desenvolvimento estruturante) e comissões de curso para tentar diminuir os atuais índices.

Com informações de Débora Abreu