Página inicial > Tcc de jornalismo da unipampa recebe mencao honrosa no premio adelmo genro filho
Data de publicação 21/09/2022 - 08:44 Atualizado em: 21/09/2022 - 08:44 175 visualizações

TCC de Jornalismo da Unipampa recebe menção honrosa no Prêmio Adelmo Genro Filho

A egressa do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Anna Carolina Roque Furlanetto, receberá menção honrosa no 17º Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo pelo seu Trabalho de Conclusão de Curso. O anúncio foi feito na última sexta-feira (16) pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). O Prêmio busca reconhecer a contribuição de trabalhos para o campo de pesquisa do Jornalismo no Brasil. A premiação ocorrerá na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, durante a realização do 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo nos dias 09 a 11 de novembro de 2022.

Anna Carolina Roque Furlanetto conquistou o reconhecimento na categoria Iniciação Científica/TCC, com o trabalho intitulado “Desertos de notícia e o jornalismo de interior: uma análise de seis cidades interioranas da Região Sul”. Defendida em 2021, a pesquisa contou com orientação da professora Alciane Nolibos Baccin. 

Na pesquisa, que gerou seu Trabalho de Conclusão de Curso, Anna Carolina buscou compreender como regiões consideradas desertos de notícia, locais que não possuem um veículo de Jornalismo, suprem a demanda de informações, sem uma cobertura genuinamente jornalística. “Foi uma surpresa muito boa e um reconhecimento importante para minha pesquisa, que traz um olhar para cidades interioranas e para regiões muitas vezes silenciadas pela grande mídia, e também para a Unipampa, que produz conhecimento científico de extrema qualidade”, comemora Anna Carolina. 

Para a orientadora e professora do curso de Jornalismo, Alciane Nolibos Baccin, “o reconhecimento coroa a dedicação da aluna em toda a sua graduação e a qualidade das pesquisas que desenvolvemos no curso desde a Iniciação Científica. E, para a Unipampa, a menção honrosa eleva a Universidade entre as mais relevantes do país na formação em Jornalismo. Estamos muito felizes”, ressalta a professora. O trabalho está disponível para leitura no repositório institucional da universidade.

Com informações de Alciane Nolibos Baccin

Foto colorida da egressa Anna Carolina Furlanetto no canto direito da imagem, ela tem pele branca, cabelo escuro cacheado