Página inicial > Unipampa completa 14 anos de atividade regulamentada por lei
Unipampa completa 14 anos de atividade regulamentada por lei
Data de publicação 11/01/2022 - 12:14 Atualizado em 11/01/2022 - 12:17
Por Hamilton de Lima Souza

A Universidade Federal do Pampa está completando 14 anos de atividade. A Unipampa foi criada pela LEI Nº 11.640, DE 11 DE JANEIRO DE 2008, regularizando as atividades institucionais que na cidade de São Borja começaram no ano de 2006, com os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Serviço Social. Atualmente está sob a direção geral de Valmor Rhoden, do coordenador acadêmico Thiago Sampaio e do coordenador administrativo Gustavo Carvalho. No dia 15/09/2006 a Unipampa iniciou as atividades em São Borja, com os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Serviço Social. Posteriormente foram criados os cursos de Relações Públicas, Ciência Política, Licenciatura em Ciências Humanas, Direito, Geografia e História no sistema EAD/UAB. O campus ainda oferece duas pós-graduações strictu sensu, o Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Mestrado Profissional em Comunicação da Indústria Criativa, além de outras especializações.

Com um corpo de técnicos administrativos, professores, e mais de mil alunos distribuídos entre a graduação a Unipampa SB conta com amplo programa de auxílio a estudantes carentes e bolsas de incentivo à pesquisa, se destacando pelo empenho do corpo docente e discente pela pesquisa, projetos de extensão com a comunidade são-borjense e atuação constante em ações de relevância social. A Universidade Federal do Pampa tem como missão ajudar a expandir o desenvolvimento da região de fronteira, ampliando as possibilidades sociais e econômicas, gerando um foco de desenvolvimento, científico, econômico, social e cultural como afirmação de cidadania brasileira, buscando a integração com o Uruguai e a Argentina. Além de São Borja a Unipampa tem campi em Itaqui, Alegrete, Uruguaiana, São Gabriel, Jaguarão, Bagé, Dom Pedrito, Caçapava do Sul e Santana do Livramento, proporcionando o acesso à educação para milhares de estudantes do Rio Grande do Sul e demais estados da Federação. A UNIPAMPA possui 12 mil alunos de graduação, corpo altamente qualificado de professores e servidores técnico-administrativos. Os dez campi da UNIPAMPA oferecem mais de três mil vagas pelo Sisu, distribuídas em 68 cursos de graduação.