Página inicial > Unipampa cria nucleos para fomentar o empreendedorismo
Unipampa cria núcleos para fomentar o empreendedorismo
Data de publicação 22/07/2021 - 10:23 Atualizado em 22/07/2021 - 10:23
Por Hamilton de Lima Souza

A Unipampa está ampliando sua política de empreendedorismo e inovação e pretende promover o envolvimento de todos os campi e cursos em ações empreendedoras, no âmbito interno e também voltadas à comunidade, em parceria com instituições da região na qual que está inserida. Para tanto, estão sendo reativados os núcleos de empreendedorismo criados em cada campus.

Em São Borja, as ações do Núcleo reiniciaram em junho, primeiramente com o aumento de representantes dos cursos que já oferecem componentes curriculares e representantes dos técnicos administrativos. Todos os participantes realizam atividades voltadas ao empreendedorismo e inovação.  Passaram a compor o Núcleo de São Borja os professores Erick de Melo  Maciel, Leandro Ramires Comassetto, Marco Bonito e o técnico administrativo Luis André Antunes Padilha.  “Mas a ideia é ampliar o grupo, no sentido de despertar a importância da prática empreendedora em toda a comunidade acadêmica e administrativa”, explica o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo local, professor João Antonio Gomes Pereira.

De acordo com o professor, o incentivo à criatividade, inovação e empreendedorismo contribui não apenas para o desenvolvimento regional mas também para a empregabilidade dos discentes. O foco nessa ideia ajuda a prospectar possibilidades que hoje passam despercebidas e, dessa forma, não se aproveita o potencial que a região oferece tanto no que se refere ao empreendedorismo de negócios quanto ao empreendedorismo social, que objetiva melhorar a vida das pessoas em termos de renda e bem estar.

A partir de agora, a ideia é trabalhar de forma mais alinhada entre os cursos, visando uma maior troca de experiências, socialização de conhecimentos e união de esforços. “A coletividade faz a diferença”, salienta João Antonio, enfatizando a diversidade de conhecimento cultural, científico e tecnológico, que pode resultar na implantação de startups na região da Unipampa.

O campus local já desenvolve ações em conjunto com o Sebrae e outras entidades. A partir de agora, pretende-se também maior diálogo com as demais instituições de ensino e órgãos municipais, visando à realização de seminários e ações de forma integrada. Os docentes e técnicos do campus que tiverem interesse em participar do Núcleo de Empreendedorismo podem enviar sua manifestação de interesse para o e-mail educaempreendedoraunipampasb@gmail.com.

Créditos: Assessoria do Projeto