Página inicial > Unipampa disponibiliza segundo video da campanha naoenormal
Data de publicação 04/08/2021 - 16:13 Atualizado em: 04/08/2021 - 16:13 297 visualizações

Unipampa disponibiliza segundo vídeo da campanha #NãoÉNormal

Sobrecarga docente e o contexto da pandemia dão continuidade aos debates sobre saúde mental
Por Aline Reinhardt da Silveira

Já está disponível o segundo vídeo da campanha #NãoÉNormal, promovida pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) por meio da Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) e Divisão de Perícias (DP) vinculadas à Coordenadoria de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoal (CQVDP) da  Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). A campanha se estenderá até dezembro, e aborda assuntos desde patologias relacionadas ao ambiente laboral, adaptação do trabalho ao contexto da pandemia, relações interpessoais até situações de assédio moral.

A temática desta edição traz para a reflexão a sobrecarga docente e o trabalho remoto. Confira o vídeo:

Sobre a campanha #NãoÉNormal

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), através da Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) e da Divisão de Perícias (DP), dá sequência ao seu projeto de saúde mental. A campanha #NãoÉNormal visa suscitar a conscientização e proporcionar reflexão acerca de determinadas situações que, quando presentes, podem impactar negativamente no ambiente de trabalho.

A pandemia, sem dúvida, obrigou uma grande parte dos profissionais a mudar a sua rotina a fim de reestruturar a forma de execução do trabalho. Os docentes tiveram que se adaptar abruptamente a um novo formato de ensino e aos encontros virtuais com seus alunos. Alguns encontram dificuldade no uso de tecnologias e, para darem conta de todas as demandas, muitos precisam realizar atividades fora da carga horária formal de trabalho. Nesse cenário, a sobrecarga de trabalho, que já fazia parte do modo de funcionamento de grande parte dessa categoria profissional, vem se intensificando.

Todos os vídeos da campanha são disponibilizados no canal da Progepe no YouTube. A comunidade acadêmica da Unipampa também recebe os materiais da campanha (cartilha e cards) por meio de seus e-mails institucionais.

Com informações de Cindy Martinez