Página inicial > Unipampa participa de projeto do mec para reducao da evasao
Data de publicação 23/10/2020 - 11:08 Atualizado em: 23/10/2020 - 11:10 284 visualizações

Unipampa participa de projeto do MEC para redução da evasão

Financiado pelo MEC, projeto envolve seis universidades federais

No início deste mês, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou da apresentação do projeto de pesquisa e desenvolvimento intitulado “P&D: Inteligência artificial para auxílio de ações que visam à redução da evasão no ensino superior”, realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG). O projeto é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com participação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), além da UFG, que é coordenadora, e da Unipampa. A iniciativa foi detalhada aos coordenadores de curso da Unipampa, durante reunião que objetivou repassar informações sobre o projeto e definir as linhas de ação dentro do cronograma previsto.

Segundo a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Unipampa, este projeto agrega à instituição devido aos altos índices de evasão da Universidade, sendo uma possível ferramenta para reduzir os efeitos da retenção e da evasão. Conforme o documento que lança a proposta, o objetivo do projeto piloto é transformar dados em informações detalhadas, gerando conhecimento que permita entender o problema e fornecer possibilidades de antecipar os principais desafios da evasão na educação superior. Esse processo será realizado a partir da mineração de dados, da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e do uso da Inteligência Artificial. Veja os principias objetivos e saiba como funcionará, na prática, o projeto:

  • - Pesquisa e desenvolvimento de uma solução computacional preditiva que implementa algoritmos de inteligência artificial, que de forma customizada por aluno, possa estabelecer as bases tecnológicas para a realização de intervenção pedagógica;
  • - Realização de um projeto piloto a nível nacional com diferentes instituições que visa avaliar a efetividade de ações de intervenção pedagógicas (especialmente baseadas em tutoria);
  • - Desenvolvimento de um assistente virtual inteligente com interface de texto, voz e vídeo que tem por objetivo avaliar a capacidade e efetividade de ações automatizadas e seu equilíbrio com as ações pedagógicas convencionais.

A partir dessas ações, busca-se atingir os seguintes resultados:

  • - Uma análise da complexidade do desenvolvimento deste tipo de solução de acordo com o grau de maturidade de dados das instituições participantes;
  • - A definição dos requisitos de dados para diferentes granularidades em razão dos níveis distintos de maturidade de dados;
  • - Uma avaliação da efetividade de ações que podem ser desenvolvidas considerando as restrições culturais, estruturais, organizacionais e geográficas de cada instituição;
  • - Um estudo piloto envolvendo uma central virtual de tutoria para ações de suporte aos alunos e prevenção da evasão;
  • - Um chatbot com interface de texto, voz e vídeo (avatar) para comunicação parcialmente automatizada com estudantes;
  • - Uma avaliação da conciliação entre ferramentas automáticas implementadas no chatbot com ações manuais, realizadas por humanos;
  • - A transmissão do conhecimento tácito adquirido no projeto e dos recursos implementados nas ferramentas para as escolas participantes;
  • - Um roadmap para a escalabilidade do uso das ferramentas a nível nacional.

O Projeto prevê a participação de pesquisadores de diversos níveis de conhecimento, habilidades e experiências. Na Unipampa, o projeto é representado pela pró-reitora adjunta de Graduação, Shirley Nascimento, e pelo coordenador de processos acadêmicos da Prograd, Bruno de Barros. Também foram indicados, considerando o nível de ocupação das vagas destes cursos na Unipampa e as orientações dos organizadores do projeto, os coordenadores dos seguintes cursos de graduação: Engenharia de Software (Campus Alegrete), Maicon da Silveira; Ciências Exatas (Campus Caçapava do Sul), Maria Lucia Flores; Farmácia (Campus Uruguaiana), Cheila Denise Stopiglia. Os coordenadores substitutos e os coordenadores acadêmicos dos respectivos cursos, assim como servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) - Jairton Cortelini Dorneles/ Técnico de TI - e do setor administrativo da Universidade - Leomar Cassol Monego/Chefe do Setor de Apoio aos Registros Acadêmicos e Tanane Caetano Maçans/Coordenadoria de Processos Acadêmicos -, atuam como equipe de apoio do projeto.

Unipampa participa de projeto do MEC para redução da evasão