Página inicial > Unipampa realiza abertura do semestre 202002 e acolhida aos estudantes em 1o e 2 de fevereiro
Data de publicação 19/01/2021 - 14:30 Atualizado em: 22/01/2021 - 15:02 273 visualizações

Unipampa realiza abertura do semestre 2020/02 e acolhida aos estudantes em 1º e 2 de fevereiro

Por Aline Reinhardt da Silveira

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizará  nos primeiros dias de fevereiro de 2021 duas atividades de acolhida e abertura do semestre letivo e acadêmico de 2020/02. Em 1º de fevereiro, a atividade voltada a docentes e técnicos trará a palestra “Os princípios da educação online”, com o professor Mariano Pimentel (Unirio) e mediação da professora Elena Mello (Campus Uruguaiana). O encontro ainda terá a apresentação musical do grupo Rosa Flor (Campus Bagé). Já no dia 2 de fevereiro, o encontro virtual será voltado aos discentes. Na programação, a abertura oficial do semestre acadêmico e a acolhida institucional, e Rafa Matielo como atração cultural. A palestra fica por conta do diretor executivo do Instituto Semear, Germano Garrido, com o tema “O futuro se faz agora”.

Nos dois dias as atividades começam às 18h e serão transmitidas pelo canal da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Unipampa no YouTube. Participam das atividades também o reitor, Roberlaine Ribeiro Jorge, e os pró-reitores de Graduação (Prograd), de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e de Extensão e Cultura (Proext).

1º/02 - “Os princípios da educação online”

No encontro da segunda-feira, 1º, o professor da Unirio, Mariano Pimentel, irá apresentar as reflexões tecidas ao longo de anos de prática e pesquisa na modalidade a distância empregando a abordagem da educação online. A ideia é colocar em discussão as práticas didático-pedagógicas diante da situação sem precedentes sendo vivenciada atualmente.

O debate surge diante da substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), que fez emergir o Ensino Remoto. Conforme salienta a apresentação da palestra, foi observado que, nessa nova modalidade, muitos professores realizam predominantemente a exposição de conteúdos durante as aulas remotas, abrindo o diálogo somente ao final da exposição, transformando a aula em uma espécie de palestra-live. A grande ênfase na exposição de conteúdos pode levar à perda de interesse e da motivação dos participantes, o que pode provocar a evasão da aula, da disciplina e até mesmo do curso. Visando tornar a aula

remota mais participativa, dinâmica e interessante para os alunos, o palestrante propõe a Educação Online como abordagem didático-pedagógica, com inspirações nas práticas da cibercultura, para promover situações de aprendizagem contextualizadas, dialógicas e autorais.

Sobre o autor:

Mariano Pimentel é doutor em Informática e atua no Departamento de Informática Aplicadada Unirio. Realiza pesquisas e desenvolvimentos em Informática na Educação desde a década de 1990, pesquisas em Educação Online desde 2000, e em Educação a Distância desde 2006. Atuou por uma década como professor-coordenador da disciplina “Informática e Educação” do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UNIRIO/CEDERJ/UAB. Tem extensa produção acadêmica, destacando-se os livros “Informática na Educação” (2020), “Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação” (2020), “Do email ao Facebook” (2014) e “Sistemas Colaborativos” (2011, que recebeu Prêmio Jabuti). Realiza pesquisas em Sistemas de Informação, Cibercultura e Educação.

02/02 - “O futuro se faz agora”

O encontro da terça-feira, 2 de fevereiro, marca a acolhida da Unipampa aos seus discentes, com falas do reitor e pró-reitores que abrirão o semestre acadêmico. A palestra “O futuro se faz agora” traz o diretor executivo do Instituto Semear, Germano Garrido, para o diálogo com os estudantes. Ele é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuou como consultor pela FALCONI, em projetos na área de construção civil, logística, segurança e indústria, no Brasil e em outros sete países na América Latina. Em 2018 retornou ao país para assumir a Diretoria-Executiva do Instituto Semear, uma instituição sem fins lucrativos, que encontra, desenvolve e conecta jovens de alto potencial, das melhores universidades de São Paulo, oriundos de famílias de baixa renda e que sonham em atuar como líderes por um Brasil melhor e mais justo.

Toda a comunidade acadêmica é convidada a participar de ambos os encontros. Confira as transmissões no canal da ACS Unipampa no YouTube.

Com informações da Prograd