Página inicial > Unipampa sao borja desenvolve acoes de apoio para comunidade academica
Unipampa São Borja desenvolve ações de apoio para a comunidade acadêmica
Data de publicação 02/04/2020 - 16:03 Atualizado em 02/04/2020 - 16:03
Por Hamilton de Lima Souza

A Unipampa está com as aulas suspensas por tempo indeterminado. Em função disto, a comunidade acadêmica do campus organizou uma campanha de ajuda aos alunos que são de fora de São Borja, mas continuam na cidade. Foram arrecadados recursos financeiros e alimentos para os acadêmicos. A instituição conseguiu ainda um auxilio para que os alunos pudessem retornar para suas cidades.

Entre outras ações foi disponibilizado um acolhimento psicológico online para os acadêmicos que são de outras cidades, mas ainda estão em São Borja.

A partir do mês de abril de 2020, e enquanto as aulas estiverem suspensas,  os estudantes que possuem direito ao subsídio integral, por se enquadrarem em situação de vulnerabilidade social e econômica, receberão um auxílio de R$160,00 (cento e sessenta reais).

Os dois Programas de Pós-Graduação do Campus – o Mestrado em Políticas Públicas - PPGPP e o de Comunicação e Indústria Criativa - PPGCIC também estão auxiliando:

O PPGPP tem desenvolvido ações como:

- Programa Frequência Política – com debates online sobre temáticas relacionadas ao COVID-19, Desenvolvimento regional, Políticas Públicas de Saúde, Assistência Social e outras políticas setoriais.

- Docente do PPGPP, Prof. Dr. Augusto Clemente -  mapeou as agendas de pesquisas pelo mundo relacionadas ao COVID-19.

- Grupo de Pesquisa - Labpoliter - Laboratório de Políticas Públicas e Territórios Fronteiriços (CNPQ/ UNIPAMPA) - vem disponibilizando textos, materiais, vídeos, e debates online com temas relacionados ao COVID-19 suas relações com políticas setoriais;

- Egresso de Ciência Política, Gustavo Ryden - vem mapeando os casos suspeitos, confirmados, e em monitoramento na fronteira-oeste e em São Borja através de gráficos didáticos (plataforma São Borja em Dados).

Através do PPGCIC estão sendo realizadas algumas ações, como:

- capacitações, palestras, mini-cursos por sistema de videoconferência sobre o combate às fake news;

- foi criado um perfil no Instagram @unipampa_COVID19 – divulgando as ações integradas da Unipampa no enfrentamento à COVID 19;

-  trabalhando em conjunto com a ACS (Assessoria de Comunicação Social da UNIPAMPA) e somando esforços na divulgação das ações.

Os professores da Unipampa estão providenciando material para os cursos presenciais disponibilizando leituras para os acadêmicos conforme acertado com os coordenadores esta semana. A decisão foi tomada pelo Conselho de Campus em reunião ordinária no mês de março. A Direção do campus em conjunto com os coordenadores e os conselheiros devem se reunir esta semana para mais deliberações por webconferência.

Direção UNIPAMPA – São Borja