Início > Acs Entrevista Jose Waldomiro Jimenez Rojas Candidato Ao Cargo de Reitor Da Unipampa
Data de publicação 23/07/2019 - 14:00 Atualizado em: 23/07/2019 - 14:00 521 visualizações

ACS entrevista José Waldomiro Jiménez Rojas, candidato ao cargo de reitor da Unipampa

A partir de hoje, a Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) inicia a publicação das entrevistas com os candidatos ao cargo de reitor(a) da instituição. O objetivo é conhecer as propostas dos docentes que participam do processo de Consulta à Comunidade Acadêmica, que ocorrerá no dia 28 de agosto de 2019, das 9h às 21h, nos dez campi e reitoria da Universidade.

De acordo com o sorteio realizado presencialmente no dia do debate entre os candidatos, em 09 de julho de 2019, no Teatro Prezewodowski, na cidade de Itaqui, a primeira entrevista a ser publicada é com o professor José Waldomiro Jiménez Rojas, da Candidatura nº 02 – Unipampa: Forte e Plural.

As perguntas são idênticas para todos os concorrentes, enviadas ao mesmo tempo e com igual prazo de retorno. As respostas são de inteira responsabilidade dos candidatos, publicadas na íntegra e sem edições por parte da ACS.

 

ACS: Por que o senhor decidiu pela candidatura a reitor da Unipampa?

José Rojas: Decidimos, após sermos convidados a representarmos uma proposta de gestão oriunda de um grupo de discentes e servidores. Ao identificarem que a Universidade precisa de um grupo com experiência, ousadia, seriedade e respeitabilidade frente aos desafios a serem enfrentados. Os requisitos citados, juntamente com a escolha de uma equipe de gestão que seja técnica e politicamente capacitada permitirá as melhores condições de enfrentamento às grandes dificuldades postas no cenário nacional.

 

ACS: Caso seja o escolhido, quais serão os principais eixos de seu plano de gestão?

José Rojas: Os eixos foram pautados na democracia, ética, autonomia, diálogo, respeito às diferenças, qualidade de vida a comunidade acadêmica, valorização dos Discentes, TAEs e Docentes, reconhecendo a sua importância para a Universidade.

Estes princípios devem balizar nossa atuação para: excelência acadêmica (ensino, extensão, pesquisa e inovação); compromisso social, desenvolvimento humano, valorização da diversidade; fortalecimento da política de assistência estudantil e  evolução Institucional.



ACS: Como pretende articular o tripé: ensino, pesquisa e extensão?

José Rojas: A Universidade está alicerçada neste tripé. No ensino, consolidar o índice de qualidade dos cursos de graduação, diminuir a evasão, a retenção e fortalecer o EAD. Na Pós Graduação, melhorar os programas e incentivar a expansão nos campi em que não temos programas instituídos. Incentivar os pesquisadores potencializando os grupos de pesquisa e os laboratórios e na extensão, promover a inserção das atividades extensionistas nos cursos de graduação e fortalecer as relações com a comunidade.

 

ACS: Na área de pesquisa e pós-graduação, como o senhor pretende administrar a crise de investimentos para continuar produzindo conhecimento e contribuindo para a formação de uma sociedade melhor?

José Rojas: Queremos criar e implementar programas de pós-graduação em áreas de conhecimento, que ainda não estejam sendo cobertas pelos programas atuais. Ampliar o investimento na pesquisa e consolidar o sistema de laboratórios e equipamentos, buscando fomento externo. Implantar uma Agência de Inovação para fomentar a Transferência de Tecnologia, a Incubação de Empresas e o empreendedorismo. Consolidar o relacionamento com fundações de apoio bem como implantar fundação de apoio própria.

 

ACS: Como o senhor pretende enfrentar os maiores problemas que afetam a Unipampa?

José Rojas: O enfrentamento destes, e de outros problemas, deve ser realizado reconhecendo nossas diferenças com relação as demais IFES e nossas diferenças internas, ou seja, que somos uma Universidade efetivamente multicampi, cada campus com suas dificuldades e potencialidades. O enfrentamento interno dos problemas se dará através da melhoria dos indicadores institucionais. Externamente adotaremos postura firme e combativa frente às políticas de enfraquecimento da universidade pública.



ACS: Como pretende trabalhar a questão da evasão/retenção na graduação?

José Rojas: Nestes itens já existem diversos estudos dentro da instituição, temos uma comissão institucional que está abordando estes temas. Entendemos que é o momento de aplicarmos os resultados destes estudos em ações efetivas. Pretendemos em um curto prazo, até final do primeiro ano de gestão, implementar algumas medidas que possam mitigar estes problemas, tais como: alterações no processo de ingresso; fomentar adaptações de PPCs; melhor acompanhamento dos egressos; entre outras ações.

 

ACS: Quais suas propostas para a Assistência Estudantil?

José Rojas: expandir a assistência estudantil, entretanto isto deve ser realizado de forma responsável, possibilitando a expansão desta de forma sustentável. É necessário que os recursos disponíveis para assistência estudantil sejam criteriosamente utilizados de forma a promover maiores e melhores condições de ingresso e manutenção dos discentes na Unipampa, possibilitando melhores condições nos RUs; concessões de bolsas; auxílios e moradia estudantil.



ACS: Qual sua ideia sobre os recentes comentários por parte da equipe do Governo Federal de tirar a gratuidade das Pós-Graduações?

José Rojas: A pós graduação é uma das grandes riquezas e produtora de conhecimento para o país. Devemos ter uma política que atenda os anseios da sociedade, não atrelada aos interesses econômicos e financeiros. Somos contrários a cobrança de mensalidades na universidade pública.

 

ACS: Como o senhor vê a questão da autonomia universitária no atual contexto brasileiro?

José Rojas: Nos últimos anos, quer sejam por questões orçamentárias ou por razões políticas, esta tem sofrido alguns ataques em sua autonomia financeira. Entendemos ser necessário manter uma postura firme para garantir a autonomia prevista na constituição. Esta deve ser buscada junto ao governo federal, para isto é necessário um forte engajamento da reitoria, sensibilizando a comunidade acadêmica e a sociedade, na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.

 

ACS: Tornar a Unipampa uma instituição reconhecida pela sua qualidade é uma meta comum de toda a comunidade acadêmica. Como pretende dar mais visibilidade à Unipampa?

José Rojas: Podemos citar algumas ações: melhorar a celebração de estágios (aproximar discentes do mercado de trabalho); melhorar política de internacionalização; incentivo para o trabalho com professores visitantes; promover a inovação, apoiar os Parques Científicos e Tecnológicos; e estimular o registro de patentes; ampliar os programas de abertura da universidade para a comunidade e promover o desenvolvimento social.

 

ACS: Os recentes contingenciamentos das verbas universitárias foram pauta de muitas discussões dentro e fora da academia. Sobre o tema, como o senhor pretende fazer a Unipampa crescer ainda mais, mesmo com essa diminuição no orçamento?

José Rojas: Para esta questão, existem duas frentes de ações: 

ação externa: fazer o enfrentamento político da situação junto ao governo federal, não aceitando pacificamente qualquer redução, cortes ou contingenciamento do orçamento institucional; 

ação interna: maximizar a utilização das capacidades e potencialidades da Universidade de forma que estas sejam utilizadas de forma coerente as necessidades e objetivos da Unipampa. 

 

ACS: É de conhecimento da comunidade acadêmica a carência de acessibilidade nas unidades universitárias. Levando em conta os escassos recursos disponíveis para investimento na Unipampa, como o senhor pretende aprimorar as condições para pessoas com deficiência?

José Rojas: O relatório das atuais condições de acessibilidade das unidades está concluído. Devemos priorizar (devido às imposições orçamentárias) as futuras ações. Algumas, já foram ou estão sendo realizadas, tais como: sinalização em portas; colocação de mapas táteis; aquisição de mais elevadores; construção de rampas de acesso aos prédios; entre outros. Devemos priorizar, ações que atendam um maior de número de pessoas e que tornem viável o acesso destas a todas as suas necessidades.

 

ACS: Quais as propostas inovadoras da sua candidatura?

José Rojas: Podemos citar algumas ações: valorização dos cursos de licenciatura; ampliar a oferta de componentes curriculares em idiomas estrangeiros; utilizar na UNIPAMPA os resultados de pesquisas desenvolvidas na Universidade; criar o programa institucional de empreendedorismo; criar um programa de desburocratização; debater a autonomia orçamentária dos campi. As propostas citadas constam no plano de gestão, e devem promover inovações em processos acadêmicos e/ou administrativos na Unipampa. 

 

ACS: Por que a comunidade acadêmica deve escolher pela sua candidatura?

José Rojas: A gestão deve estar pautada pelos interesses da comunidade acadêmica e estes em consonância com os interesses da sociedade. Temos a certeza que serão tempos difíceis, o futuro demandará gestoras e gestores, com capacidade e experiência. A UNIPAMPA não pode ser laboratório das práticas de gestão. Temos a certeza que nossos candidatos a reitor e vice, possuem o conhecimento, experiência, liderança, ousadia, pluralidade e firmeza necessárias para o enfrentamento destes desafios.