Início > Pesquisas Desenvolvidas Na Unipampa Sobre Biodiversidade de Aves Conduziram Elaboracao de Um Banco
Pesquisas desenvolvidas na UNIPAMPA sobre a biodiversidade de aves conduziram a elaboração de um banco de dados mundial
Data de publicação 08/07/2020 - 15:43 Atualizado em 08/07/2020 - 15:47
Por Aline Picetti Rocha

A grande diversidade de espécies de aves tem motivado pesquisas das mais diversas áreas ao redor do mundo. Na UNIPAMPA, pesquisadores vêm utilizando a citogenética para responder questões biológicas sobre a diversidade e evolução do grupo.

A Citogenética é a ciência que estuda os cromossomos. Em áreas como a Medicina, ela é importante no diagnóstico de síndromes cromossômicas que afetam os seres humanos. No ramo da biologia, ela auxilia na determinação do número cromossômico e cariótipo padrão de uma espécie e ajuda a entender como eles evoluem em diferentes grupos de animais e plantas.

Os estudos citogenéticos em aves são realizados a mais de um século e nas últimas décadas, com a aplicação da técnica de Hibridização in situ fluorescente, foi possível expandir consideravelmente o conhecimento sobre a diversidade e evolução das aves.

O recente trabalho publicado na revista Cytogenetic and GenomeResearch(https://www.karger.com/Article/FullText/507768), desenvolvido pelo Dr. Tiago Degrandi egresso da Universidade Federal do Pampa- Campus São Gabriel,  com supervisão do prof. Dr. Ricardo José Gunski, é resultado de uma pesquisa desenvolvida em parceria dos Laboratórios de Diversidade Genética Animal da UNIPAMPA e o Laboratório de Citogenética e Genética da Conservação da Universidade Federal do Paraná.

No artigo, é apresentado o “Bird Chromosome Database” que inclui uma valiosa compilação dos dados citogenéticos para mais de mil espécies de aves. Através do database, pesquisadores do mundo todo poderão acessar estes dados, permitindo identificar as principais lacunas neste campo de estudo e terão auxílio no desenvolvimento estratégico e direcionamento de novas pesquisas.

O banco de dados está depositado na plataforma da UNIPAMPA, e pode ser acessado através do endereço (https://sites.unipampa.edu.br/birdchromosomedatabase/).