Início > Professor Da Unipampa E Um Dos Autores de Livro Com Atualizacao de Especies de Anuros Na America
Data de publicação 07/11/2019 - 16:14 Atualizado em: 07/11/2019 - 16:14 900 visualizações

Professor da Unipampa é um dos autores de livro com a atualização de espécies de anuros na América Latina

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

No último mês de outubro a editora alemã Springer lançou o livro "Biogeographic patterns of South American Anurans". A obra conta com cinco autores, cada um vinculado a uma Instituição de Ensino Superior do país e é a última atualização do número de espécies de anuros (sapos, rãs e pererecas) da América do Sul. O professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Tiago Gomes dos Santos, é um dos envolvidos no projeto.

De acordo com o docente, o último levantamento desse tipo data de 1999, quando foram registradas 1.633 espécies. Os registros compilados pelos cientistas totalizaram 2.623 espécies e tudo indica que esse número continuará crescendo. “Mais do que isso, o livro traz mapas de diversidade de espécies, de funções ecológicas exercidas por elas, de diversidade filogenética (diferentes linhagens evolutivas) e de endemismos. Os dados oferecem subsídios para a criação e a gestão de políticas de conservação. Esse tipo de informação tem grande impacto em nosso cenário de mudanças ambientais aceleradas que resultou na crise da biodiversidade”.

A obra ainda representa o esforço das universidades públicas brasileiras na produção de conhecimento científico de alta qualidade. O livro foi lançado em setembro na versão digital e em outubro na impressa. Ainda são autores os professores da: Universidade Estadual Paulista (UNESP), Tiago da Silveira Vasconcelos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Fernando Rodrigues da Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Vitor Hugo Mendonça do Prado e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Diogo Borges Provete.