Início > Progepe Aborda Transtorno Bipolar Em Campanha Sobre Saude Mental No Trabalho
Data de publicação 22/07/2022 - 12:17 Atualizado em: 28/07/2022 - 11:51 202 visualizações

Progepe aborda transtorno bipolar em campanha sobre saúde mental no trabalho

Segundo tema da campanha “Aprendendo sobre transtornos mentais” busca conscientizar chefias e servidores sobre o transtorno bipolar
Por 2001560014

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulga o segundo tema da campanha “Aprendendo sobre transtornos mentais”. O tema da campanha para o mês de julho é o “Transtorno Bipolar”.  A Progepe enviou uma cartilha sobre sinais, sintomas, tipos de tratamento e diagnóstico do transtorno bipolar para todos os servidores. 

O material disponibilizado pela Progepe aborda o impacto do transtorno bipolar na vida das pessoas, como consequência dos aspectos biopsicossociais e diferentes fatores que causam o transtorno. As pessoas afetadas podem alternar entre fases de euforia e depressão, com diferentes sintomas entre elas, conforme listado na cartilha. As informações disponibilizadas também explicam como se dá o diagnóstico e o tratamento do transtorno bipolar. O foco da campanha é desmistificar tabus e combater a psicofobia.

A realização do projeto é feita em conjunto com a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) e a Divisão de Perícias (DP), vinculadas à Coordenadoria de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoal (CQVDP) da Progepe. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar os servidores, em especial as chefias, sobre a importância de atentar para os sintomas de patologias, para que possam compreender e auxiliar os colegas. As ações da campanha buscam a melhoria da qualidade de vida no trabalho. 

A campanha “Aprendendo sobre transtornos mentais” iniciou no mês de junho com o tema do “Transtorno do Pânico” e segue até outubro abordando diferentes temas relacionados à saúde mental no ambiente de trabalho. O tema para o próximo mês é o “Transtorno de Ansiedade”. Os materiais da campanha também serão divulgados na página do Facebook da DASST e no site da CQVDP.

Ilustração da campanha "Aprendendo sobre Trantornos Mentais", com título da campanha, fundo azul e tema transtorno bipolar