Início > Unipampa Adota Diploma Digital
Data de publicação 19/02/2021 - 10:39 Atualizado em: 19/02/2021 - 10:39 233 visualizações

Unipampa adota diploma digital

Emissões neste formato devem começar em dezembro de 2021
Por Aline Reinhardt da Silveira

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) aderiu à emissão de diploma digital de graduação, proposto pelo Ministério da Educação (MEC).  O acordo foi realizado com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em 28 de janeiro, logo após a chamada de adesão pela RNP e MEC. O diploma digital de curso superior de graduação ou de pós-graduação é o documento com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais, e deve facilitar o acesso do profissional recém graduado a seu diploma. A emissão em formato digital está prevista para iniciar a partir de dezembro de 2021.

Conforme explica a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Diretoria de Tecnologia da Comunicação e Informação (DTIC), existe a previsão de que todos os diplomas já emitidos em papel pela Unipampa sejam convertidos para formato digital, após a implantação da modalidade, ao final de 2021. Contudo, o acesso ao novo documento ficará sujeito à solicitação por parte do interessado. Todos os novos concluintes terão direito ao diploma em formato digital.

A adesão facilita a diplomação pela rapidez e a segurança com que o documento é entregue ao diplomado. Por tramitar exclusivamente em meios digitais, sua elaboração e entrega é mais rápida. A segurança é decorrente da impossibilidade de clonagem ou adulteração.

Ainda conforme os setores da Universidade envolvidos nesta implantação, neste primeiro momento o foco do projeto é a agilidade na entrega e no incremento de segurança. Isso ocorre em virtude dos investimentos em tecnologia necessários à sua concretização. A economia com a não emissão dos diplomas em papel virá em um segundo momento, quando o documento deixará de ocupar espaço físico e deixará de exigir manutenções e cuidados com preservação.

Os custos e prazos para solicitações dos diplomas ainda serão definidos ao longo da fase de implantação da nova modalidade.

Saiba mais no Portal do MEC.