Início > Unipampa E Contemplada Com Projeto Internacional de Escrita Academica
Data de publicação 18/06/2021 - 11:01 Atualizado em: 18/06/2021 - 11:01 224 visualizações

Unipampa é contemplada com projeto internacional de escrita acadêmica

Por Aline Reinhardt da Silveira

O projeto Multilingual Writing Center Tutor-Education Workshop, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), foi uma das 12 propostas selecionadas nacionalmente para o programa Virtual English Language Fellow and Specialist, uma chamada a propostas promovida pelo escritório RELO (Regional English Language Office) da Embaixada dos Estados Unidos, juntamente com a Fulbright-Brasil. 

A coordenadora do projeto Virtual English Language Fellow (VELF) na Unipampa, professora Kátia Morais (Campus Bagé), explica que se tratou de uma chamada geral para apresentação de projetos, com prazo em abril deste ano. O foco eram universidades que já recebiam English Teaching Assistants (ETAs), mas outras também puderam participar. A Unipampa foi selecionada juntamente com UFSJ, UFAC, UFBA, UFG Catalão, UFG Goiânia, UFRPE, UNESP Araraquara e Rio Preto, UNIFAL, UNIJUI, URCA, UTFPR Pato Branco e Curitiba, para ser contemplada pelo programa.

Por ter sido selecionada, a Unipampa receberá, de forma virtual, uma especialista estadunidense em TESOL (Teaching of English to Speakers of Other Languages, Ensino de Inglês para Falantes de Outras Línguas) e Linguística Aplicada, que irá ministrar oficina virtual (via GoogleMeet) semanal para professores e alunos de Letras ou outros cursos sobre escrita acadêmica, mais especificamente sobre a tutoria de escrita acadêmica em inglês para fomentar uma cultura de escrita acadêmica como um processo a ser socializado. 

“As oficinas serão para os amantes da língua inglesa que queiram se especializar em escrita acadêmica, revisão de textos, processo de escrita e tutoria de escrita”, explica a coordenadora da proposta, Kátia Moraes. A professora destaca a importância da socialização da escrita acadêmica para a internacionalização, e que o projeto visa fomentar a criação de uma comunidade interdisciplinar de escrita acadêmica em inglês para suporte e promoção de escrita em inglês nas disciplinas e para a publicação em inglês. 

“Um dos itens mais importantes de internacionalização a serem observados pelas universidades é a publicação em periódicos revisados por pares em revistas internacionais de língua inglesa. Para que isso aconteça é preciso, além dos incentivos à pesquisa, à criação de uma comunidade focada no processo e na socialização da escrita acadêmica”, comenta.

Em breve, o projeto de escrita acadêmica multilíngue Centro de Escrita da Unipampa divulgará as formas de inscrição e as datas das oficinas.