Início > Unipampa Lanca Instrucao Normativa Para Afastamento de Estudantes Em Funcao Da Covid 19
Data de publicação 02/06/2021 - 13:51 Atualizado em: 02/06/2021 - 13:51 265 visualizações

Unipampa lança instrução normativa para afastamento de estudantes em função da Covid-19

Documento normatiza o apoio pedagógico e acadêmico aos estudantes acometidos pela doença
Por Aline Reinhardt da Silveira

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, assinou nesta terça-feira, 1º, instrução normativa que  estabelece       os       procedimentos    internos       para       afastamento, acompanhamento  e  avaliação  para  estudantes  acometidos  pela  Covid-19  ou   àqueles   que   comprovem   necessitar   cuidar   de   familiares decorrentes do contágio pelo novo coronavírus.

A instrução normativa foi criada levando em consideração a necessidade de implementar um protocolo de atendimento acadêmico-pedagógico para estudantes de graduação e pós-graduação, que forem acometidos pela covid-19 e àqueles que apresentarem sequelas oriundas da infecção as quais dificultem ou impossibilitem a participação nas atividades acadêmicas, bem como aos que precisam dedicar-se ao cuidado de familiares.

O documento prevê que o estudante poderá se afastar das atividades acadêmicas, sejam elas remotas ou presenciais, sem prejuízo ao semestre. A informação do afastamento deverá ser encaminhada pelo estudante ou por qualquer familiar por meio de seu e-mail institucional à Secretaria Acadêmica do campus.

O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, destaca a empatia como principal motivador para a criação dessa normativa.  “A gente sabe que é um processo muito traumático passar pela Covid, e pode ser muito complicado, e o tempo [que leva] não é o mesmo de um para outro. No meio de tudo isso, o aluno está em meio às atividades acadêmicas. Então, a gente tinha que enfrentar essa realidade e tentar acolher esse aluno, que não pode pagar um preço alto por ser acometido pela Covid e ainda pagar um preço acadêmico. A gente tinha que, da melhor forma, acolher esse estudante”, explica o reitor.

Com a nova instrução, fica estabelecido para toda a Unipampa que haverá flexibilização no processo de recuperação das atividades acadêmicas, atendendo às condições de saúde do estudante. O docente responsável pelo componente curricular e o NuDE providenciarão este acompanhamento pedagógico. Também há previsão de acompanhamento psicossocial, via NuDE, aos estudantes que apresentarem dificuldades na realização das atividades acadêmicas em decorrência da Covid-19.

O reitor vê a IN com potencial de ser exemplo de orientação a respeito da Covid para outras instituições. “A instrução normativa, que passou por um processo de discussão bem amplo com todos os campi, toda a comunidade acadêmica, acreditamos que vá ser um referencial, não só para a Unipampa, mas também para outras universidades”, afirma Roberlaine.

A pró-reitora adjunta de Graduação, Shirley Nascimento, destaca que a normativa foi desenvolvida com toda a observância legal, debatida com as equipes diretivas dos campi e conta com o respaldo das unidades. Segundo ela, durante o processo de construção da minuta, os campi apresentaram a sugestão e a necessidade da oferta de uma formação para que as equipes do NuDE e demais instâncias envolvidas possam dar a melhor acolhida possível aos estudantes acometidos pela Covid. “Além da minuta, o comitê de monitoramento ao coronavírus da Unipampa, junto com sua equipe da Saúde, está trabalhando para dar o suporte de atuação a estas instâncias para que possam realizar a acolhida que está prevista”, pontua.

Confira todos os detalhes acessando a Instrução Normativa 11/2021. O documento de três páginas traz as informações sobre quais os procedimentos acadêmicos, docentes e equipes administrativas deverão adotar.