Início > Covid 19 e seus efeitos tardios conexao entre universidade e sociedade na formacao de rede de
Data de publicação 03/05/2021 - 16:42 Atualizado em 03/05/2021 - 16:42
Por Tatiana de Oliveira Petry

A profa. Marta Fioravanti Carpes do Campus Uruguaiana coordena o projeto “Covid-19 e seus efeitos tardios: conexão entre Universidade e Sociedade na formação de rede de identificação e apoio aos convalescentes”.

O projeto tem por objetivo avaliar e acompanhar os pacientes que estiveram internados por Covid-19 no Hospital Santa Casa de Uruguaiana no que diz respeito ao grau de dependência para as atividades de vida diária. “As consequências e os comprometimentos tardios causados pela infecção pelo novo coronavírus, em especial para aqueles que tiveram internação hospitalar, ainda não estão completamente elucidados”, informa a docente.

Desse modo, o estudo coordenado pela profa. Marta pretende rastrear os pacientes com diagnóstico de Covid-19 que estiveram internados no Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCCU), avaliando o grau de dependência para as atividades de vida diária, bem como limitações físicas e/ou cognitivas, acompanhando, orientando e encaminhando para serviços do município de Uruguaiana aqueles que necessitarem de atendimentos especializados.

As avaliações são por teleconferência ou presencial e são utilizados testes funcionais e de força muscular, entre outros.

Para os pacientes com grandes limitações os atendimentos serão presenciais, no ambulatório da Santa Casa, para os demais os atendimentos por teleconferência ou orientações para exercícios em casa. Nas três situações ocorrerão reavaliações periódicas.

A profa. Marta salienta que: “Ao formar essa rede de conexão entre os serviços de saúde e a população convalescente espera-se conhecer e dar amparo aos indivíduos que desenvolveram limitações funcionais, psicológicas e sociais pela hospitalização em decorrência da Covid-19. Além disso, propiciar aos acadêmicos processos ativos de formação em padecimento novo, mas que deve nos acompanhar por longos anos”.

*Com informações da Coordenadora do Projeto, profa. Marta Fioravanti Carpes