Início > Laminfunipampa comeca testes para covid 19 por biologia molecular
Data de publicação 19/05/2020 - 18:18 Atualizado em 19/05/2020 - 19:14 716 visualizações

LAMINF/Unipampa começa testes para Covid-19 por biologia molecular

Por Aline Reinhardt da Silveira

O Laboratório de Monitoramento de Infecções HIV (LAMINF) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) começou a fazer testes para detecção e diagnóstico do novo coronavírus por biologia molecular (RT-qPCR). Os kits necessários para realização dos testes foram recebidos do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/RS) na sexta-feira, 15, em Uruguaiana. 

Os pesquisadores realizaram a instalação dos protocolos para testes nos equipamentos do laboratório na segunda-feira e a primeira bateria de testes para calibração e padronização desses equipamentos nesta terça-feira, 19. Novas etapas de calibração serão feitas até o final da semana, o que deixará o laboratório plenamente apto para colaborar nos diagnósticos da Covid-19.

Foram recebidos 288 testes (em seis kits): de 13 a 18 testes serão utilizados para calibração, e cerca de 270 testes serão utilizados para diagnóstico de pacientes com suspeita de infecção por SARS-CoV-2. A atuação do laboratório apoia a atuação do LACEN nos diagnósticos no Estado, em especial à 10ª Coordenadoria Estadual de Saúde. Conforme o coordenador do LAMINF, o professor da Unipampa Michel Mansur Machado, o laboratório já tem autorização para solicitar mais testes mensalmente, conforme disponibilidade de kits no LACEN. “Precisaremos buscar todos os meses em Porto Alegre. Esta ação está sendo feita pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana, especificamente pelo setor de HIV, no qual o LAMINF está também inserido“, explica o docente.

Saiba mais sobre a participação do LAMINF no diagnóstico da Covid-19 e sobre iniciativa semelhante realizada no Campus São Gabriel.