Início > Professor da unipampa atua como presidente do congresso internacional de fisioterapia neonatal e
Data de publicação 21/05/2024 - 10:23 Atualizado em 21/05/2024 - 10:23 35 visualizações

Professor da Unipampa atua como presidente do Congresso Internacional de Fisioterapia Neonatal e Pediátrica

O evento aconteceu no final do mês de abril em Recife, Pernambuco
Por 2110100929

O professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana, do curso de Fisioterapia, Nelson Serrão, presidiu a primeira edição do Congresso Internacional de Fisioterapia Neonatal e Pediátrica (CIFNEOPED), realizado no final do mês de abril, no Mar Hotel Convention, na cidade de Recife, Pernambuco. O evento foi uma realização do Centro de Estudo Em Reabilitação Trauma Ortopédica (Certro) e teve como tema central “A formação do fisioterapeuta em neonatologia e pediatria: onde estamos e para onde queremos ir?”.

Em formato presencial, a conferência contou com a participação de estudantes, professores e profissionais fisioterapeutas. A programação do evento reuniu cursos pré-congresso, workshops (reuniões para debates aprofundados sobre determinados temas), conferências, apresentações, reuniões científicas e ligas acadêmicas. Os cursos tiveram duração de 8h; os workshops carga horária de 2h; e, as apresentações se deram em 160 temas livres, sendo 60 temas orais e 100 pôsteres. Além das conferências, que ao todo, foram 40.

O Congresso Internacional de Fisioterapia Neonatal e Pediátrica (CIFNEOPED) buscou discutir e propor diretrizes que norteiam a área de fisioterapia neonatal e pediátrica, assim como gerar conhecimentos de atualização de teoria e prática de avaliação e intervenção. A comissão científica do evento contou com palestrantes nacionais e internacionais renomados em pesquisas de avaliação, intervenção e acompanhamento familiar, com conhecimentos desde a unidade de terapia intensiva até o tratamento ambulatorial.

O diretor do evento, Nelson Serrão, ressalta a importância dos debates realizados: “Trata-se de uma discussão extremamente importante para nossa sociedade, pois norteou o ensino, a pesquisa, a gestão e a prática de nossa especialidade”. O professor relata a distinção do evento, que teve mais de 400 participantes e abordou “o que se tem de mais novo e atual sobre avaliação, intervenção, cuidado, olhar clínico, multiprofissional, multidimensional, com foco no cuidado e acompanhamento de bebês, crianças, adolescentes, induzindo ao congressista, o raciocínio clínico, lógico e global desta população”, conclui.

A segunda edição do congresso está prevista para ser realizada na cidade de Salvador, no estado da Bahia, entre os dias 3 e 6 de abril de 2025. As inscrições daqueles que desejam participar devem ser realizadas no site do Centro de Estudo Em Reabilitação Trauma Ortopédica (Certro). Demais informações também podem ser conferidas no site do Certro.