Início > Unipampa lidera ranking do governo federal de melhor qualidade da informacao de custos
Data de publicação 11/11/2020 - 18:57 Atualizado em 12/11/2020 - 10:52 305 visualizações

Unipampa lidera ranking do Governo Federal de melhor qualidade da informação de custos

Instituição atinge o primeiro lugar entre as 63 universidades federais do país
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lidera, no "Boletim Foco em Custos", projeto que o Governo Federal lançou nesta semana, o ranking dos órgãos e autarquias federais com a melhor qualidade da informação de custos. A Instituição ficou em primeiro lugar entre 63 universidades federais do país, atingindo a melhor nota nos três indicadores avaliados (regularidade, dispersão e personalização). Segundo o Tesouro Nacional, o objetivo do ranking é reconhecer o mérito dos que se destacaram e estimular a constante melhoria da mensuração e da divulgação dessas informações.

Segundo o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, “o primeiro lugar no ranking muito nos orgulha, pois mostra que a nossa Universidade prima pela transparência e responsabilidade no trato da coisa pública. Isso é resultado da excelência dos nossos servidores. Os desafios aumentam e isso nos motiva a continuar aprimorando a mensuração e a divulgação dessas informações. Para tanto, a busca pelo estado da arte das ferramentas de detalhamento da contabilidade de custos deve ser constante”, conclui.

Ranking de desempenho

Os rankings de desempenho são elaborados a partir de indicadores da implementação da contabilidade de custos por competência (regularidade e dispersão) e da utilização das ferramentas de detalhamento de custos (personalização) à disposição no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI). A nota resulta da soma ponderada de cada indicador com os pesos de 50% para a regularidade, 10% para a dispersão e 40% para a personalização, sendo apresentada em escala de 0 a 10. A Unipampa obteve: 100% em regularidade, 82,42% em dispersão e 54,16% em personalização, alcançando o primeiro lugar do pódio com nota 7,99.

Boletim Foco em Custos

Segundo o documento de apresentação do projeto, o Boletim Foco em Custos é uma ação do Tesouro Nacional para oferecer à sociedade instrumentos de transparência acerca do uso dos recursos públicos, bem como fomentar entre os gestores governamentais o uso da informação de custos de forma alinhada às melhores práticas de governança pública. A publicação apresenta uma visão geral dos custos do Governo Federal, bem como rankings de desempenho sobre a qualidade da informação de custos, com o objetivo de fomentar a gestão de custos pelos órgãos públicos.