Início > Unipampa manifesta em nota conjunta apoio manutencao do isolamento social
Data de publicação 31/03/2020 - 11:46 Atualizado em 31/03/2020 - 12:02 382 visualizações

Unipampa manifesta, em nota conjunta, apoio à manutenção do isolamento social

O documento foi assinado por representantes de 96 entidades e direcionado ao governador e aos prefeitos do Rio Grande do Sul
Por Franceli Couto Jorge

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, assinou, nesta semana, uma nota conjunta direcionada ao governador e aos prefeitos do Rio Grande do Sul, onde manifesta apoio à manutenção do isolamento social como fundamental medida para enfrentamento à Covid-19. O documento foi assinado por representantes de outras 95 entidades.

Confira a íntegra do documento:

 

NOTA CONJUNTA AO GOVERNADOR E AOS PREFEITOS DO RS

          As entidades que assinam este documento manifestam, em conjunto, apoio às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, assim como das principais entidades médicas, sanitárias e científicas do país e do mundo, de manutenção do isolamento social como fundamental medida para o enfrentamento à Covid-19.

          É necessário respeitar todas as recomendações técnicas pelos próximos dias para analisar o crescimento da curva no Brasil e o impacto das medidas já adotadas. Para isso, é imperativo intensificar as estratégias de isolamento para conter o aumento da pandemia, assim como garantir tempo para organização e redimensionamento do nosso sistema de saúde.

          No Rio Grande do Sul, por exemplo, a grande maioria dos municípios ainda aguarda a chegada de equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e aventais, além de aparelhos hospitalares, como respiradores mecânicos. Precisamos da firmeza das autoridades das esferas municipal, estadual e federal para manter o comércio fechado e as aulas suspensas. Mesmo os serviços reconhecidos legalmente como essenciais, e que precisam seguir em atividade, devem atender meticulosamente todas as orientações de prevenção e proteção.

          O mundo está nos mostrando a gravidade do problema que enfrentamos. Mais de 30 mil vidas já foram perdidas. As grandes potências sofrem para vencer o novo Coronavírus. É hora de tomar as medidas necessárias, mesmo sendo duras. Estamos conscientes com relação a grave crise econômica que enfrentaremos, mas precisamos lutar em defesa do bem maior de cada ser humano, que é a vida. O momento recomenda ouvir a voz lúcida da comunidade científica mundial.

          Fiquem em casa. A vida não tem preço. Todas as vidas valem.