Início > Campus Cacapava Do Sul Recebe Comunidade Academica Na Manha Desta Terca Feira 28 Para Primeiras
Data de publicação 28/11/2023 - 12:42 Atualizado em: 28/11/2023 - 12:51 71 visualizações

Campus Caçapava do Sul recebe comunidade acadêmica na manhã desta terça-feira, 28, para as primeiras atividades do 15º Siepe

Abertura oficial ocorre às 14h desta terça-feira, seguida pela mesa redonda “Caçapava Geoparque Mundial da Unesco”
Por Franceli Couto Jorge

A cidade de Caçapava do Sul começou a receber, na manhã desta terça-feira, 28, estudantes, professores, pesquisadores e demais pessoas interessadas na temática “Ciência, Geodiversidade e Desenvolvimento Sustentável” para o 15º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O evento, que é o maior da Instituição, volta ao formato presencial no Campus Caçapava do Sul e reúne, pela primeira vez após a pandemia de Covid-19, a comunidade acadêmica dos dez campi da Unipampa.

Na manhã desta terça-feira, a movimentação no Campus Caçapava do Sul já era intensa. Os participantes foram recebidos com música ao vivo da banda Base A e muito entusiasmo pela comissão organizadora. O diretor do Campus Caçapava do Sul, professor José Rojas, conta que, além da programação científica – com palestras e apresentações de trabalhos –, há muitas atividades culturais programadas. “Hoje à noite, vão rolar algumas festas organizadas pelos próprios alunos e, amanhã, vamos ter uma surpresa para a galera que está chegando, que poderá levar uma lembrança de Caçapava”, afirma Rojas. Os participantes também poderão realizar visitas técnicas durante o evento. “Estamos aguardando todos com muita alegria”, finaliza o diretor do campus sede do 15º Siepe.

Apresentação cultural da Banda Base A - Foto: Fernando Cruz/ACS

Na abertura da palestra “Transiciones socioambientales y sostenibilidad multidimensional como paradigmas de investigación en el siglo XXI”, ministrada pelo professor da Universidade Autônoma do Estado de México (UAEMéx), Humberto Ortiz, o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, destacou a importância desta edição do Siepe, que representa a retomada de encontros e reencontros, além da união dos dez campi da Instituição. Roberlaine também destacou a presença do professor Ortiz, que ocorre como parte do acordo de cooperação firmado com a UAEMéx e enfatiza o processo de internacionalização que propicia tal intercâmbio. O dirigente da Unipampa também parabenizou a equipe organizadora do 15º Siepe.

Palestra internacional

Na palestra internacional “Transiciones socioambientales y sostenibilidad multidimensional como paradigmas de investigación en el siglo XXI”, Humberto Ortiz abordou os paradigmas da sustentabilidade, a sustentabilidade regenerativa e cosmovisão holística. Para o pesquisador, é preciso mudar a forma de relação com os seres humanos e não humanos. “O planeta não é nosso. Nós somos do planeta”, afirmou.

Conforme Ortiz, a sustentabilidade regenerativa requer maior educação; desenvolvimento teórico e aplicado; empoderamento e desenvolvimento de capacidades (comunidades); liderança e interculturalidade (incluindo espiritualidade). Segundo o docente, “cada onda de sustentabilidade inclui e transcende o antigo”. O palestrante ainda destacou que as comunidades devem ser entendidas como cocriadoras e como determinantes da sustentabilidade. O professor disponibilizou o conteúdo da apresentação, que pode ser conferida em: Transiciones socioambientales y sostenibilidad multidimensional como paradigmas de investigación en el siglo XXI.

A atividade também foi transmitida. Assista abaixo:

Recepção aos estudantes

A organização do evento contou com 18 ônibus para transportar os estudantes dos dez campi, sendo três da Instituição e 15 terceirizados, totalizando mais de 600 pessoas transportadas. As estudantes do curso de Pedagogia, Giane Dutra, Eduarda Porto e Camili Vitoria chegaram pela manhã, vindas do Campus Jaguarão. Giane e Eduarda participam pela primeira vez do evento. Já a colega Camili Vitoria participa pela segunda vez, mas a primeira no formato presencial.

As três apresentam trabalhos no evento: Giane tem uma apresentação oral sobre “Diálogos sobre variação linguística a partir do dialeto gaúcho”, já Eduarda apresentará sua pesquisa em pôster sobre a contribuição do Pibid na literatura infantil, a apresentação de Camili, que também é oral, versa sobre “Amostra de nível de testagens através de práticas alfabetizadoras em sala de aula”.

As apresentações de trabalhos ocorrem nos três dias do evento. O local das apresentações podem ser conferido no site do evento.