Início > Curso Basico E Intermediario de Qgis Aprendendo Mapas Remotamente
Curso básico e intermediário de QGIS: aprendendo mapas remotamente
Data de publicação 26/01/2021 - 08:07 Atualizado em 26/01/2021 - 08:07
Por Aline Picetti Rocha

Trabalhar com softwares livres como ferramentas básicas para a produção de mapas é essencial a diferentes áreas do conhecimento. Profissionais dos cursos de Engenharia Florestal, Gestão Ambiental, Geografia, Agronomia, entre outros, necessitam compreender e dominar tais ferramentas para executarem com mais facilidade distintas tarefas profissionais e de pesquisa vinculadas as suas áreas de atuação.

Observando essa demanda, estão abertas as inscrições para o “Curso básico e intermediário de QGIS: aprendendo mapas remotamente”. O curso tem como objetivos: (1) Ensinar aos cursistas como fazer Mapa de Localização, Mapa com dados do SIDRA e Mapa de Setores Censitários, no módulo básico do curso; (2) Georreferenciar Cartas Topográficas e Imagens Aéreas no QGIS, realizar a vetorização de feições e produzir Mapa Hipsométrico, de Declividade e Orientação de Vertentes no módulo pré-intermediário do curso; (3) Realizar o download e Pré-Processamento de Imagens de Satélite, gerar mapa de Uso e Ocupação da Terra e evidenciar o Índice Kappa e gerar Índices Espectrais de Vegetação, Umidade e Água, no módulo intermediário.

Contará com 30 vagas para público geral e 20 vagas, exclusivamente, para discentes e docentes da Unipampa. OS critérios de inscrição, seleção e certificação estão disponíveis no link (https://forms.gle/uK5uWqsWuutmgfsR7) ou no QR CODE no folder. Serão realizados encontros síncronos para orientação das atividades e tirar dúvidas dos mapas a serem produzidos. Semanalmente, os cursistas deverão entregar um mapa confeccionado de acordo com os materiais disponibilizados pelos ministrantes (assíncrono). As orientações para as atividades e materiais serão disponibilizadas por meio da plataforma Edmodo.

Para obtenção dos certificados, o cursista deve participar de, pelo menos, 50% das aulas síncronas e entregar 50% dos mapas solicitados. Os inscritos que cumprirem as exigências mencionadas, receberão um certificado de 60 horas.

 

Prof. Me. Maurício Rizzatti (UNIPAMPA)

http://lattes.cnpq.br/7984743057289548

Profª. Drª. Natália Lampert Batista (UFSM)

http://lattes.cnpq.br/9721608652971809

Curso básico e intermediário de QGIS: aprendendo mapas remotamente

Curso básico e intermediário de QGIS: aprendendo mapas remotamente

Curso básico e intermediário de QGIS: aprendendo mapas remotamente