Início > E Publica E Gratuita E Em Sao Gabriel
Data de publicação 03/02/2022 - 17:00 Atualizado em: 04/02/2022 - 13:33 690 visualizações

É pública, é gratuita, é em São Gabriel

Por 2001560014

Campanha Institucional: "É pública, é gratuita, é em São Gabriel", campus São Gabriel em vista aérea

A cidade de São Gabriel é sede de um dos campi da Universidade Federal do Pampa, a Unipampa. Além disso, foi cenário de muitas batalhas históricas. Com origem a partir dos “Sete Povos das Missões”, reduções jesuíticas criadas no Rio Grande do Sul na época da colonização, no município de São Gabriel ocorreu uma das batalhas decisivas das Guerras Guaraníticas, a Batalha de Caiboaté. Por conta disso, foi construído um monumento a Sepé Tiaraju, famoso e importante líder guarani, que teria sido morto em São Gabriel. Atualmente a cidade conta com aproximadamente 62 mil habitantes.

O Campus São Gabriel oferece seis opções de cursos de graduação e pela natureza dos cursos é conhecido como campus verde, os cursos são: Biotecnologia, Ciências Biológicas - Licenciatura e Ciências Biológicas - Bacharelado, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental e Tecnologia em Fruticultura. A estrutura do campus abriga diversos laboratórios como o de Microscopia, Microbiologia, Botânica, Paleontologia, entre outros. Com professores e técnicos especializados, a Unipampa é pública e gratuita e possibilita uma formação completa e de qualidade.

A localização estratégica de São Gabriel em relação às principais cidades do Mercosul, com sua estrutura de conexões rodoviárias e ferroviárias, é um dos pontos destacados pela diretora do Campus São Gabriel, Luciana Benetti. Segundo ela, a Unipampa tem um papel chave nessa integração, justamente por sua estrutura completa e de qualidade. “A Unipampa tem papel essencial e estratégico para que haja uma reestruturação socioeconômica na cidade e em toda região. O campus possui mais de 40 laboratórios de ensino e pesquisa, Biotério, casa de vegetação, Restaurante Universitário, salas de reuniões, Espaço Cultural, contêineres e pavilhões de pesquisa”. A diretora também comenta sobre a importância da sala de coworking com ênfase em assuntos internacionais e do ambiente ao livre do campus, que conta com trilha ecológica interpretativa e um amplo gramado com lago e patos.

Para mais detalhes sobre as modalidades dos cursos acesse: Cursos de graduação do Campus São Gabriel

A beleza da paisagem de São Gabriel é um dos destaques da cidade, conhecida como “Princesa da Coxilha”. É no município que fica o museu com o maior acervo sobre a Segunda Guerra Mundial da América Latina, o Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira, FEB, além disso a cidade abriga o Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim com vários artefatos relacionados às artes sacras missioneiras e sítios paleontológicos.

De acordo com o site Custo de Vida, o aluguel de uma kitnet em São Gabriel, na região periférica da cidade, seria de aproximadamente R$500 e um apartamento com três quartos na região central da cidade, aproximadamente R$1.500. A Unipampa também possibilita a inscrição para o plano de permanência e em diversos auxílios oferecidos pela Federal do Pampa.

Ouça também o episódio do podcast sobre o Campus São Gabriel.

Quer mais informações? Confira os links a seguir:

Site do Campus São Gabriel

Hotéis e imobiliárias de São Gabriel

Página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec)

Prefeitura de São Gabriel

Guia de Turismo